Atualidade rui-rio-contra-todas-as-adversidades-inerentes-ao-exercicio-do-cargo-de-lider-da-oposicao

Rui Rio contra todas as adversidades inerentes ao exercício do cargo de líder da oposição

O presidente do PSD, Rui Rio, anunciou que é candidato nas próximas eleições internas, afirmando estar disponível para enfrentar as adversidades inerentes, mas não as deslealdades e boicotes internos. “O que está em jogo é demasiado importante para que a minha decisão possa ser outra. Estou pois disponível para disputar as próximas eleições internas, liderar…

Ler Mais
Atualidade antonio-costa-a-espera-da-tomada-de-posse-revela-secretarios-de-estado-a-marcelo

António Costa à espera da tomada de posse revela secretários de Estado a Marcelo

António Costa esteve hoje novamente em Belém para apresentar a Marcelo Rebelo de Sousa a lista dos secretários de Estado que farão parte do XXII Governo Constitucional. Pese embora os nomes dos secretários de Estado ainda não tenham sido divulgados oficialmente, a imprensa nacional avançou este fim de semana que Patrícia Gaspar é a escolhida para assumir o…

Ler Mais
Atualidade asae-desmantela-rede-de-trafico-de-meixao-em-investigacao-internacional-conjunta

ASAE desmantela rede de tráfico de meixão em investigação internacional conjunta

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou o desmantelamento de uma rede que se dedicava ao tráfico ilegal de juvenis de enguia europeia (meixão) para países asiáticos, no âmbito de uma investigação internacional conjunta.   “Nesta investigação, desencadearam-se diversas operações policiais que culminaram na identificação e constituição de 10 arguidos e na apreensão…

Ler Mais
Atualidade visita-guiada-aos-arquivos-de-mafra

Visita guiada aos Arquivos de Mafra

A Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra (RVISSM), em parceria com o Palácio Nacional de Mafra e a Paróquia de Santo André, realiza, no próximo sábado, visitas guiadas à sacristia da Basílica de Mafra e aos arquivos da irmandade e da paróquia. Esta será “a primeira vez em que serão apresentados em…

Ler Mais
Atualidade funcionarios-da-groundforce-julgados-por-furto-de-objetos-de-malas-no-aeroporto-de-lisboa

Funcionários da Groundforce julgados por furto de objetos de malas no Aeroporto de Lisboa

Vinte e três funcionários da empresa Groundforce, que trabalhavam no Aeroporto de Lisboa até 2016, vão ser julgados por furto de centenas de objetos que passageiros transportavam nas bagagens, para posterior venda na internet e a terceiros. O Ministério Público (MP) deduziu, inicialmente, acusação contra 25 arguidos, alguns dos quais requereram a abertura de instrução,…

Ler Mais
Atualidade apos-terceira-noite-de-violencia,-presidente-catalao-sugere-novo-referendo-ate-final-desta-legislatura

Após terceira noite de violência, presidente catalão sugere novo referendo até final desta legislatura

Depois de mais uma noite de distúrbios, a terceira, em várias cidades catalãs, o presidente regional da Catalunha, Quim Torra, sugeriu ontem uma nova votação sobre a independência na região espanhola durante seu mandato em resposta à condenação de seus ex-líderes pela tentativa de secessão de 2017. “Defenderei que essa legislatura (que expira no início…

Ler Mais
Atualidade Votos da emigração contabilizados hoje

Votos da emigração contabilizados hoje

Os votos dos portugueses residentes no estrangeiro são contabilizados hoje, no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, ficando atribuídos os mandatos dos círculos da Europa e fora da Europa, tradicionalmente divididos entre PS e PSD. O número de eleitores registados no estrangeiro ascende a 1.466.754, e a esmagadora maioria – 1.464.514 – optou pela votação…

Ler Mais
Atualidade Siza Vieira, Santos Silva, Mariana Vieira da Silva e Centeno ministros de Estado

Siza Vieira, Santos Silva, Mariana Vieira da Silva e Centeno ministros de Estado

O XXII Governo Constitucional, hoje apresentado pelo primeiro-ministro indigitado ao Presidente da República, prevê que Pedro Siza Vieira, Augusto Santos Silva, Mariana Vieira da Silva e Mário Centeno sejam ministros de Estado. A existência de quatro ministros de Estado é uma das principais novidades em relação ao XXI Governo Constitucional, uma opção que, fonte oficial…

Ler Mais
Atualidade Renovação do Cartão do Cidadão pode sofrer interrupções devido atualizações informáticas

Renovação do Cartão do Cidadão pode sofrer interrupções devido atualizações informáticas

Os serviços de renovação ‘online’ do Cartão do Cidadão e de atendimento nos Espaços Cidadão podem vir a sofrer ocasionalmente intermitências nas próximas três semanas devido a atualizações dos sistemas informáticos. Em comunicado, o Ministério da Justiça (MJ) refere que vão ocorrer nas próximas três semanas atualizações informáticas nos sistemas de suporte para melhorar a…

Ler Mais
Atualidade José Luís Carneiro substitui Ana Catarina Mendes como secretário-geral adjunto do PS

José Luís Carneiro substitui Ana Catarina Mendes como secretário-geral adjunto do PS

O dirigente socialista e até agora secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, vai substituir Ana Catarina Mendes nas funções de secretário-geral adjunto do PS, disse hoje à agência Lusa fonte oficial deste partido. Com a indicação para “número dois” da direção do PS, José Luís Carneiro não vai integrar o próximo Governo…

Ler Mais
Atualidade O lugar de Portugal na exploração de lítio deve ir além da extração

O lugar de Portugal na exploração de lítio deve ir além da extração

O investigador do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia Pedro Ferreira defende que o “lugar de Portugal” na exploração de lítio deve “ir além” da extração e passar pelo “ciclo produtivo”, apontando as baterias como a “tecnologia do futuro”. Para o responsável pelo departamento de Microscopia Eletrónica Avançada, Imagem e Espectroscopia do Laboratório Ibérico Internacional de…

Ler Mais
Atualidade Nobel da Economia atribuído a francesa, indiano e norte-americano por estudo da pobreza

Nobel da Economia atribuído a francesa, indiano e norte-americano por estudo da pobreza

O prémio Nobel da Economia de 2019 foi hoje atribuído à francesa Esther Duflo, ao indiano Abhijit Banerjee e ao norte-americano Michael Kremer, anunciou a Real Academia das Ciências sueca. Os três economistas foram premiados pela “abordagem experimental para aliviar a pobreza global”, segundo a Real Academia de Ciências da Suécia. O Prémio de Ciências…

Ler Mais
Atualidade Avião destravado  saiu da pista no Porto

Avião destravado saiu da pista no Porto

A ANA Aeroportos revelou que abriu um inquérito junto da transportadora aérea TAAG, e da sua empresa de assistência, devido ao sucedido no Aeroporto do Porto. Numa declaração escrita enviada às redações, a ANA, que gere os aeroportos nacionais, observa que as razões que levaram o avião da TAAG a sair dos calços no Aeroporto…

Ler Mais
Atualidade TANCOS: Consenso alargado para nova comissão de inquérito na próxima legislatura

TANCOS: Consenso alargado para nova comissão de inquérito na próxima legislatura

PS, BE e Verdes manifestaram-se disponíveis para uma nova comissão de inquérito sobre o caso de Tancos na próxima legislatura, com PSD e CDS-PP a lamentarem que o debate parlamentar não tenha acontecido antes das eleições. “Se uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito vier a ser requerida viabilizá-la-emos”, afirmou o vice-presidente da bancada socialista Filipe…

Ler Mais
Atualidade Hospital Pedro Hispano de Matosinhos com novo equipamento dedicado a lesões do tubo digestivo

Hospital Pedro Hispano de Matosinhos com novo equipamento dedicado a lesões do tubo digestivo

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) anunciou que o Serviço de Gastrenterologia do Hospital Pedro Hispano tem um ecoendoscópico, um novo equipamento para diagnóstico e tratamento de lesões malignas do tubo digestivo. Num investimento de cerca de 100 mil euros, este equipamento servirá para evitar pedidos de exames a outras instituições de saúde…

Ler Mais
Atualidade “Eco Parlamento” representa Portugal em prémio da UNICEF

“Eco Parlamento” representa Portugal em prémio da UNICEF

A câmara e escolas de Guimarães vão representar Portugal com o projeto “Eco Parlamento” no CFCI Inspire Awards, que pretende “distinguir projetos inovadores e inspiradores” que promovem os direitos da criança. Em comunicado, a câmara explica que o projeto vimaranense “Eco Parlamento” é o “único projeto nacional submetido ao Galardão de Práticas Inspiradoras da UNICEF…

Ler Mais
Atualidade Alvaiázere Capital do Chícharo arranca hoje

Alvaiázere Capital do Chícharo arranca hoje

De 11 a 13 outubro, Alvaiázere reafirma-se Capital do Chícharo. Ao longo de três dias, a vila transforma-se em mostra económica, enche-se de tasquinhas gastronómicas e há diversas atividades a decorrer. O certame “Alvaiázere Capital do Chícharo”, que congrega a Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e de Artesanato (FAFIPA) e o Festival Gastronómico do Chícharo, arranca no dia…

Ler Mais
Atualidade Brexit: PM britânico e irlandês reúnem-se hoje

Brexit: PM britânico e irlandês reúnem-se hoje

Os primeiros-ministros britânico e irlandês vão encontrar-se hoje no noroeste de Inglaterra para falar sobre o ‘Brexit’, acompanhados de assessores para “discussões detalhadas”. A reunião de Boris Johnson com Leo Varadkar, à hora de almoço, será “privada, para permitir que os líderes e as suas equipas tenham discussões detalhadas”, segundo um comunicado do gabinete do…

Ler Mais
Atualidade Fogo em Sintra causou cinco feridos

Fogo em Sintra causou cinco feridos

O incêndio que deflagrou esta quarta-feira na serra da Carregueira, em Sintra, está em fase de rescaldo, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Lisboa, referindo que existem cinco feridos. “O incêndio já foi dominado e está em fase de rescaldo, não existe nenhuma frente ativa. Os trabalhos de…

Ler Mais
Atualidade Morreu o poeta e jornalista Rogério Rodrigues

Morreu o poeta e jornalista Rogério Rodrigues

Rogério Rodrigues era um dos últimos da geração de jornalistas dos títulos das décadas de 1960 e 1970, que fizeram a transição do Estado Novo para o regime vigente. O jornalista foi hospitalizado na semana passada e faleceu esta terça-feira. Rogério Rodrigues foi fundador do semanário O Jornal, que, nos anos 90, acabaria por dar…

Ler Mais
Atualidade Se houver acordo com todos é excelente, só com parte também é bom diz António Costa

Se houver acordo com todos é excelente, só com parte também é bom diz António Costa

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, considerou que, se houver condições para um acordo do PS com todos os partidos à sua esquerda, será excelente, se apenas com parte, também será bom, desvalorizando a questão da forma. “Hipóteses: Há condições para fazer um acordo com todos, excelente. Há condições para fazer um acordo só com parte,…

Ler Mais
Atualidade Panteão expõe peças raramente vistas na mostra “A igreja de Santa Engrácia”

Panteão expõe peças raramente vistas na mostra “A igreja de Santa Engrácia”

A exposição “A igreja de Santa Engrácia”, que é inaugurada na próxima quinta-feira, no Panteão Nacional, em Lisboa, recupera a narrativa histórica deste território na zona oriental de Lisboa, e inclui peças raramente mostradas ao público. A mostra “apresenta a evolução urbanística daquela zona da capital, conforme o templo religioso foi sendo construído, dando origem…

Ler Mais
Atualidade Livre considera fundamental entendimento entre partidos da ‘geringonça’

Livre considera fundamental entendimento entre partidos da ‘geringonça’

A deputada eleita Joacine Katar Moreira considerou hoje “fundamental que haja um entendimento” entre os partidos que apoiaram a solução governativa em 2015, esclarecendo que o Livre está disposto ao diálogo mas não pretende entrar numa “coligação partidária”. Falando aos jornalistas no Palácio de Belém, em Lisboa, no final de uma audiência com o Presidente…

Ler Mais
Atualidade Iniciativa Liberal não apoiará Governo PS mas reconhece que não há alternativa

Iniciativa Liberal não apoiará Governo PS mas reconhece que não há alternativa

O presidente do Iniciativa Liberal, Carlos Guimarães Pinto, manifestou-se hoje contra a indigitação do secretário-geral do PS como primeiro-ministro e, por isso, não lhe dará apoio parlamentar, mas admite que “não havia qualquer alternativa”. “Não havia qualquer alternativa, e nós entendemos isso, à indigitação de António Costa como é evidente. Obviamente que não lhe daremos…

Ler Mais
Atualidade Ofensiva turca sobre a Síria pode estar eminente. Tropas dos EUA já estão a retirar da região

Ofensiva turca sobre a Síria pode estar eminente. Tropas dos EUA já estão a retirar da região

As forças de segurança norte-americanas começaram hoje a retirar-se de áreas ao longo da fronteira turca no norte da Síria, na iminência de uma ofensiva turca, de acordo com fontes curdas e uma organização não-governamental (ONG). As Forças Democráticas da Síria (SDF), uma aliança de combatentes curdos e árabes e um dos principais aliados dos…

Ler Mais
Atualidade 4,17 milhões de eleitores já votaram

4,17 milhões de eleitores já votaram

Mais de quatro milhões de pessoas já tinham votado até às 16:00 de hoje, o que representa 38,59% dos 10,8 milhões de eleitores inscritos, segundo informação do Ministério da Administração Interna. De acordo com informação do Ministério da Administração Interna, às 16:00 de hoje a afluência média às urnas nas eleições legislativas estima-se em 38,59%,…

Ler Mais
Atualidade Cantanhede intensifica combate à vespa asiática

Cantanhede intensifica combate à vespa asiática

A Câmara Municipal de Cantanhede tem vindo a intensificar as ações de deteção e eliminação de ninhos da designada vespa Velutina (vespa Velutina Nigrithorax), registando-se nesta altura um número muito significativo dos ninhos destruídos, concretamente 409. Só em 2018, foram eliminados 184 e, este ano, estão já contabilizados 158 ninhos queimados, mas a perspetiva é…

Ler Mais
Atualidade Hortelões em Oeiras preparam cabazes de natal para famílias carenciadas

Hortelões em Oeiras preparam cabazes de natal para famílias carenciadas

A Câmara Municipal de Oeiras divulgou que 75% dos hortelões de hortas urbanas do concelho aceitaram participar no “Hortelão Solidário”, iniciativa que pretende ajudar “famílias carenciadas” oferecendo cabazes com legumes ou produtos hortícolas no Natal. Esta iniciativa faz parte do Programa das Hortas Urbanas do município de Oeiras e as “espécies a plantar” já foram…

Ler Mais
Atualidade Cirurgia gratuita às cataratas beneficiou em dois anos 50 pessoas de Idanha-a-Nova

Cirurgia gratuita às cataratas beneficiou em dois anos 50 pessoas de Idanha-a-Nova

A parceria entre a Câmara de Idanha-a-Nova e a Fundação Álvaro Carvalho para o acesso gratuito a cirurgia às cataratas já beneficiou 50 pessoas desde 2017. “Através da benemérita parceria entre esta autarquia, a Fundação Álvaro Carvalho e o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento, foram realizadas com sucesso mais 11 cirurgias às cataratas, perfazendo…

Ler Mais
Atualidade Instituto Camões vai cofinanciar 37 projetos de desenvolvimento em nove países

Instituto Camões vai cofinanciar 37 projetos de desenvolvimento em nove países

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP)vai cofinanciar 35 projetos de Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD), em nove países. O investimento de 1,87 milhões de euros a quatro anos será disponibilizado no âmbito da sua Linha de Cofinanciamento de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento, anunciou o Camões, IP.…

Ler Mais
Atualidade Circulação nas estradas regionais dos Açores reposta na maioria dos troços

Circulação nas estradas regionais dos Açores reposta na maioria dos troços

A circulação rodoviária nas estradas regionais dos Açores condicionadas preventivamente antes da passagem do furacão “Lorenzo” está reposta em quase todos os troços, anunciou hoje a Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas. Numa nota enviada às redações, o executivo açoriano acrescenta que apenas nas ilhas do Faial e do Pico se registam ainda troços…

Ler Mais
Atualidade Alcácer do Sal é município sem glifosato

Alcácer do Sal é município sem glifosato

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal (Setúbal) anunciou que está a aplicar um novo herbicida biodegradável, de origem natural, “seguro para pessoas, animais e ambiente”. O novo herbicida, à base de ácido pelargónico e alternativo à utilização de glifosato, “caracteriza-se por ser obtido a partir de plantas e quando aplicado degrada-se muito rapidamente, não…

Ler Mais
Atualidade Universidade de Évora integra campanha contra ‘cyberbullying’

Universidade de Évora integra campanha contra ‘cyberbullying’

A Universidade de Évora (UÉ) anunciou que integra a campanha “Terms Against Bullying”, contra o ‘cyberbullying’, prática considerada crime em diversos países europeus, incluindo Portugal, mas em que “nem sempre é possível encontrar ou penalizar o agressor”. Segundo a UÉ, a ideia da campanha “passa por impedir que os responsáveis por estes ataques estejam ‘online’,…

Ler Mais
Atualidade Morreu Freitas do Amaral

Morreu Freitas do Amaral

O antigo presidente e fundador do CDS, Diogo Freitas do Amaral, morreu hoje. Professor de  de Direito estava internado nos cuidados intermédios no Hospital da CUF em Cascais desde 17 de setembro, devido a um cancro nos ossos, segundo avançou a RTP. O Governo vai decretar luto nacional no dia do funeral, anunciou o Executivo em comunicado. “Acabou de falecer…

Ler Mais
Atualidade Navio-Escola “Sagres” vai assinalar Centenário da Circum-Navegação de Fernão Magalhães

Navio-Escola “Sagres” vai assinalar Centenário da Circum-Navegação de Fernão Magalhães

O navio-escola Sagres que realiza em 2020 uma viagem de um ano integrada nas comemorações do V Centenário da Circum-Navegação de Fernão Magalhães vai empreender projetos científicos e cumprir os “desafios” da rota à volta do mundo. “Do ponto de vista da navegação há duas zonas diferentes, mas bastante desafiantes: uma é toda a passagem…

Ler Mais
Atualidade “A situação de maior risco” devido à passagem do furacão “Lorenzo” nos Açores “está ultrapassada”

“A situação de maior risco” devido à passagem do furacão “Lorenzo” nos Açores “está ultrapassada”

O primeiro-ministro, António Costa, disse hoje de manhã que “a situação de maior risco” devido à passagem do furacão “Lorenzo” nos Açores “está ultrapassada”, contabilizando-se 82 ocorrências até às 09:00 de Lisboa. “Segundo as previsões do IPMA [Instituto Português do Mar e da Atmosfera], o pior, a situação de maior risco, está neste momento ultrapassada”,…

Ler Mais
Atualidade Sociedade Ponto Verde recusa argumento “é só desta vez…” para não reciclar

Sociedade Ponto Verde recusa argumento “é só desta vez…” para não reciclar

A sociedade Ponto Verde lança hoje uma campanha de sensibilização para a reciclagem com uma campanha em que se aponta a desresponsabilização de comportamentos ambientalmente irresponsáveis com o argumento “é só desta vez”. Na campanha, que estará até dezembro na televisão, rádio, imprensa, cinema e Internet e suportes publicitários, equiparam-se comportamentos como cuspir uma pastilha…

Ler Mais
Atualidade Alerta para burla com mensagens falsas sobre o IRS

Alerta para burla com mensagens falsas sobre o IRS

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) está a alertar para sobre mensagens “falsas” enviadas utilizando o endereço do “portal das finanças”. “A Autoridade Tributária e Aduaneira tem conhecimento de que alguns contribuintes têm recebido mensagens de correio eletrónico provenientes de endereços como portaldasfinancasBwNxR@at.gov.pt ou outros similares nas quais é pedido que se carregue num ‘link’ que é…

Ler Mais
Atualidade Consumidores queixam-se de aparelhos auditivos que não conseguem usar nem devolver 

Consumidores queixam-se de aparelhos auditivos que não conseguem usar nem devolver 

A venda de aparelhos auditivos através de anúncios, por telefone ou em casa motivou um número crescente de queixas à associação de defesa do consumidor Deco, na maioria relacionadas com dificuldades na adaptação e na devolução dos dispositivos. Muitas das situações que os consumidores reclamam prendem-se com a adaptação ao dispositivo e isso acontece porque “a…

Ler Mais
Atualidade Papa pede mais humanidade

Papa pede mais humanidade

O papa Francisco lamentou que o mundo seja cada mais “cruel com os excluídos” e fez um apelo para que se recupere a humanidade e evite a discriminação. O papa falava durante a missa que presidiu, dedicada à Jornada Mundial do Migrante e do Refugiado, no Vaticano. “O mundo atual é cada dia mais elitista…

Ler Mais
Atualidade Mais de 56 mil pessoas pediram para votar antecipadamente nas legislativas

Mais de 56 mil pessoas pediram para votar antecipadamente nas legislativas

Mais de 56 mil pessoas pediram, entre domingo e quinta-feira, para votar antecipadamente nas eleições legislativas. Lisboa foi o distrito com mais pedidos, segundo a informação disponibilizada hoje pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI). De acordo com o relatório disponível no portal da SGMAI, o número total de eleitores que solicitaram o voto…

Ler Mais
Atualidade “Invasão” de anúncios de aparelhos auditivos preocupa médicos que alertam para riscos

“Invasão” de anúncios de aparelhos auditivos preocupa médicos que alertam para riscos

Os anúncios de aparelhos auditivos destinados principalmente aos idosos invadem todos os dias a casa dos portugueses, mas os otorrinos alertam que é preciso saber distinguir o trigo do joio e defendem uma maior regulação deste mercado. Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cabeça e Pescoço, Pedro…

Ler Mais
Atualidade Sabe o que é uma baixa médica? Sabe se tem direito a este subsídio em caso de doença?

Sabe o que é uma baixa médica? Sabe se tem direito a este subsídio em caso de doença?

Doença, licença de maternidade, assistências a filhos, assistência a netos ou doença profissional são situações que dão direito a receber baixa médica. O que é a baixa médica? Trata-se de uma prestação paga pela Segurança Social para compensar a perda de remuneração resultante do impedimento temporário para o trabalho, por motivo de doença. Quem tem direito…

Ler Mais
Atualidade Lebres-do-mar em série filatélica ilustrada na Universidade de Aveiro

Lebres-do-mar em série filatélica ilustrada na Universidade de Aveiro

Uma série filatélica sobre lebres-do-mar foi ilustrada por Fernando Correia, diretor do Laboratório de Ilustração Científica da Universidade de Aveiro (UA), anunciou fonte académica. Trata-se de um grupo de lesmas marinhas que se destaca pela diversidade de formas, intenso colorido, como acontece com a espécie Babakina anadoni, e pelas diminutas dimensões, como a espécie algarvia…

Ler Mais
Atualidade UGT/Açores pede alternativa “válida” na criação de emprego na região

UGT/Açores pede alternativa “válida” na criação de emprego na região

A UGT/Açores apresentou a política reivindicativa para 2020 e alertou para a necessidade de “potenciar as capacidades endógenas produtivas” da região, para criar uma “alternativa válida e sustentável de emprego”. “É preciso potenciar as nossas capacidades endógenas produtivas, a agricultura, as pescas, o turismo e a indústria transformadora ligada a esses setores, criando empresas que…

Ler Mais
Atualidade Praça do Giraldo em Évora vai ser palco de 30 atividades científicas

Praça do Giraldo em Évora vai ser palco de 30 atividades científicas

Mais de 30 atividades científicas estão previstas para sexta-feira, entre as 18:00 e a meia-noite, na Praça do Giraldo, em Évora, no âmbito do evento “Noite Europeia dos Investigadores”. Segundo os promotores, o evento de divulgação científica inclui conversas com investigadores, demonstração de experiências e equipamentos e jogos, entre outras atividades, sendo a participação gratuita…

Ler Mais
Atualidade Boletins insuficientes em vários locais no estrangeiro para votar antecipadamente

Boletins insuficientes em vários locais no estrangeiro para votar antecipadamente

Os boletins para votar antecipadamente no estrangeiro nas eleições legislativas não foram suficientes em vários locais, como Barcelona, Pequim ou Maputo, disse fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro. O gabinete do secretário de Estado confirmou que os votos não foram suficientes em Barcelona, Seul, Pequim, Berlim, Budapeste, Zagreb,…

Ler Mais
Atualidade Emigrantes recordam autarca da “terceira cidade portuguesa” – Chirac

Emigrantes recordam autarca da “terceira cidade portuguesa” – Chirac

O ex-chefe de Estado francês Jacques Chirac foi presidente da Câmara de Paris, a “terceira cidade portuguesa” como orgulhosamente dizia, e manifestou, ao longo da sua carreira política, dedicação à comunidade lusa, lembraram emigrantes ouvidos pela Lusa. “Ele interessava-se pela vida associativa, por aquilo que os portugueses representavam. Ele viveu rodeado de portugueses, com empregadas…

Ler Mais
Atualidade Hoje é dia dedicado ao peixe em Setúbal

Hoje é dia dedicado ao peixe em Setúbal

A Câmara de Setúbal e 12 restaurantes promovem na sexta-feira a 1.ª edição do “Fish Day” para promover “o consumo responsável de peixe”. Numa nota divulgada pela Associação Natureza Portugal é referido que os 12 restaurantes que participam na iniciativa irão apresentar ementas “mais responsáveis para os oceanos”, diversificando as espécies de peixe na ementa,…

Ler Mais
Atualidade Turismo de Portugal associa-se à rede multibanco para saber mais sobre os comportamentos de consumo dos turistas

Turismo de Portugal associa-se à rede multibanco para saber mais sobre os comportamentos de consumo dos turistas

O Turismo de Portugal estabeleceu uma parceria com a SIBS para o serviço SIBS Analytics, permitindo-lhe incorporar informação privilegiada, de grande valor acrescentado, sobre os comportamentos de consumo em Portugal. Através do acesso a este serviço ímpar, o Turismo de Portugal terá relatórios personalizados, sustentados em dados reais, agregados e despersonalizados, processados diariamente pela SIBS.…

Ler Mais
Atualidade Oito curso acima de 19 valores

Oito curso acima de 19 valores

Oito cursos registaram na segunda fase uma nota média de entrada no ensino superior acima dos 19 valores, ficando também acima da média mais alta de 18,95 valores de Engenharia Aeroespacial do Instituto Superior Técnico registada na primeira fase. De acordo com os dados oficiais divulgados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES),…

Ler Mais
Atualidade Mais de 2 milhões estavam dispostos a invadir a base militar Área 51 nos EUA em busca de extraterrestres

Mais de 2 milhões estavam dispostos a invadir a base militar Área 51 nos EUA em busca de extraterrestres

Mais de dois milhões de pessoas responderam presente ao convocação lançado nas redes sociais para uma invasão da Área 51, base da Força Aérea em Nevada, nos Estados Unidos, que há anos é apontada como possível esconderijo de provas de contatos do governo norte-americano com extraterrestes. Diante da mobilização dos internautas, o organizador do evento…

Ler Mais
Atualidade A “bofetada de Ronaldo à FIFA”

A “bofetada de Ronaldo à FIFA”

Em casa, longe dos holofotes de Milão, Cristiano Ronaldo recorreu ao Instagram pouco depois de Messi ser eleito o melhor do Mundo para a FIFA. Na mensagem, o craque da Juventus falou em “paciência e persistência”, mas esta terça-feira a imprensa italiana prefere mesmo falar na “bofetada” dada por CR7. As capas dos desportivos dividem-se…

Ler Mais
Atualidade Quase 40 mil queixas sobre serviços de saúde no primeiro semestre de 2019

Quase 40 mil queixas sobre serviços de saúde no primeiro semestre de 2019

Quase 40 mil reclamações sobre unidades de saúde públicas, privadas e sociais foram apresentadas no primeiro semestre deste ano à Entidade Reguladora da Saúde (ERS), representando mais de 85% dos processos recebidos por esta entidade, segundo dados hoje divulgados. No setor público, o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) foi o estabelecimento que recebeu o…

Ler Mais
Atualidade Revista alemã Der Spiegel analisa a “receita” do “socialista confiável” António Costa

Revista alemã Der Spiegel analisa a “receita” do “socialista confiável” António Costa

A revista alemã Der Spiegel dedica um artigo à avaliação do mandato do executivo do “simpático Senhor Costa” e à “receita” da governação do “socialista confiável”, como lhe chama no título, comparando a estabilidade portuguesa à aldeia de Astérix. “Parece estar sempre de bom humor, com uma visão ligeiramente irónica, através dos seus olhos castanhos…

Ler Mais
Atualidade CCP fala em falta de “real estratégia” dos  partidos políticos para valorizar a diáspora

CCP fala em falta de “real estratégia” dos partidos políticos para valorizar a diáspora

O Conselho das Comunidades Portuguesas assinala a “preocupação” por nas propostas dos programas eleitorais dos partidos para as legislativas de outubro, não se procurar “a plena inclusão política, social, cultural e identitária das portuguesas, portugueses e lusodescendentes no todo nacional”. Numa nota aprovada pelo seu conselho permanente, o Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), alerta para…

Ler Mais
Atualidade PSD vence na Madeira mas perde maioria absoluta

PSD vence na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais da Madeira, com 39,42% dos votos, mas perdeu, pela primeira vez, a maioria absoluta, elegendo 21 dos 47 deputados, quando estão apuradas todas as freguesias, segundo dados oficiais. De acordo com informação disponibilizada pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, o PS obteve 35,76% e elegeu 19…

Ler Mais
Atualidade Madeira : PSD com 54,13% dos votos às 20:00

Madeira : PSD com 54,13% dos votos às 20:00

O PSD era hoje, pelas 20:00, o partido mais votado nas eleições legislativas regionais da Madeira, com 54,13 % dos votos, quando estavam apuradas 8 das 54 freguesias, segundo dados oficiais provisórios. De acordo com informação disponibilizada pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, uma hora depois do fecho das mesas de voto, o PS…

Ler Mais
Atualidade Novo aeroporto no Montijo: Consulta pública ao Estudo de Impacte Ambiental terminou com 1.086 participações

Novo aeroporto no Montijo: Consulta pública ao Estudo de Impacte Ambiental terminou com 1.086 participações

A consulta pública ao Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da construção do novo aeroporto no Montijo, que começou em 29 de julho e terminou às 24:00 de quinta-feira, registou 1.086 participações no portal Participa. O projeto da construção de um aeroporto no local da Base Aérea N.º6, no Montijo, obrigou à elaboração de um EIA,…

Ler Mais
Atualidade Villa Portela considerado imóvel de interesse municipal em Leiria

Villa Portela considerado imóvel de interesse municipal em Leiria

A decisão de propor a classificação tinha sido aprovada previamente em reunião de Câmara, assentando em critérios como o facto de a “Villa Portela” representar um bem de valor cultural relevante para o concelho de Leiria, no domínio histórico e arquitetónico, patenteando um testemunho distinto de vivências de uma família relacionada com factos históricos, plasmados…

Ler Mais
Atualidade QueerLisboa arranca hoje 

QueerLisboa arranca hoje 

A 23.ª edição do festival Queer Lisboa, que decorre no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa, começa hoje, com o ativismo LGBTI+ e as recentes ameaças políticas às suas conquistas em destaque na programação. A edição deste ano, que até dia 28, coincide com o “ano em que se comemoram vários marcos, nacionais e…

Ler Mais
Atualidade Cuidadores têm a partir de hoje informação disponível no portal ePortugal

Cuidadores têm a partir de hoje informação disponível no portal ePortugal

Os cuidadores e as pessoas cuidadas têm a partir de hoje informação disponível no Portal ePortugal sobre os seus direitos e benefícios, medidas de apoio e cuidados de saúde e de apoio social, anunciou o Governo. O portal eportugal.gov.pt/cidadaos/cuidador-informal passa a disponibilizar uma “área dedicada com informação útil para cuidadores e pessoas cuidadas, evidenciando os…

Ler Mais
Atualidade Ferrari “muda-se” para Bragança

Ferrari “muda-se” para Bragança

A organização do Circuito Urbano Maranello Legacy trouxe, no dia 14 de setembro, ao coração da cidade de Bragança, 16 carros da prestigiada marca italiana, numa iniciativa pioneira em Trás-os-Montes, e que deixou todos de boca aberta na cidade. Este evento incluiu a exposição de vários modelos da Ferrari, na Praça Cavaleiro de Ferreira, e…

Ler Mais
Atualidade Marcelo e mais 31 líderes mundiais pedem que 2019 seja “o ano da ambição climática”

Marcelo e mais 31 líderes mundiais pedem que 2019 seja “o ano da ambição climática”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e mais 31 líderes mundiais juntaram-se num apelo à comunidade internacional e aos Estados subscritores do Acordo de Paris para que 2019 seja “o ano da ambição climática”. Este apelo surge em vésperas da Cimeira de Ação Climática, convocada pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU),…

Ler Mais
Atualidade Parlamento Europeu levanta questões sobre comissária portuguesa Elisa Ferreira

Parlamento Europeu levanta questões sobre comissária portuguesa Elisa Ferreira

A comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu levantou hoje questões sobre a comissária portuguesa Elisa Ferreira, por a anterior vice-governadora do Banco de Portugal deter ações no grupo Sonae, foi hoje divulgado. Fontes parlamentares indicaram à agência Lusa que o nome de Elisa Ferreira não teve, para já, ‘luz verde’ dos eurodeputados desta comissão…

Ler Mais
Atualidade GUERRA DA CARNE: Agricultores do Baixo Alentejo lamentam declarações de Costa sobre refeições oficiais sem carne

GUERRA DA CARNE: Agricultores do Baixo Alentejo lamentam declarações de Costa sobre refeições oficiais sem carne

A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) lamentou hoje a disponibilidade manifestada pelo secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa, para promover jantares oficiais sem carne. “Lamentamos profundamente as declarações públicas do primeiro-ministro sobre a abolição da carne nas refeições oficiais do Governo”, afirma a FAABA, num comunicado enviado à agência Lusa.…

Ler Mais
Atualidade Feira agrícola e dos produtos tradicionais anima Vila Praia de Âncora

Feira agrícola e dos produtos tradicionais anima Vila Praia de Âncora

Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai ser placo a partir de sexta-feira e até domingo, de uma feira agrícola e de produtos tradicionais. O programa do certame inclui ‘workshops’ infantis, exposições de produtos tradicionais, artesanato, antiguidades e colecionismo e música tradicional. A feira agrícola e de produtos tradicionais “visa a divulgação e…

Ler Mais
Atualidade Organizações ambientais dão parecer negativo a novo aeroporto do Montijo

Organizações ambientais dão parecer negativo a novo aeroporto do Montijo

Várias organizações não-governamentais de ambiente dão parecer negativo ao Estudo de Impacte Ambiental (EIA) para o novo aeroporto no Montijo, considerando que existe uma “pressão política inaceitável” para a execução da obra. “As organizações não-governamentais (ONG) de ambiente GEOTA, LPN, FAPAS, SPEA e A Rocha dão parecer negativo ao projeto do aeroporto do Montijo e…

Ler Mais
Atualidade O negócio dos carros em segunda mão…

O negócio dos carros em segunda mão…

O mercado de automóveis em segunda mão tem crescido muito no nosso país no entanto há ainda muitas pessoas que desconhecem os “direitos” na aquisição destes veículos, ou até mesmo dos mecanismos que existem para proteger esses mesmos direitos no caso de haver conflitos de consumo. Aqui ficam as respostas às questões mais comuns… Dei…

Ler Mais
Atualidade PJ faz buscas no MAI e na Proteção Civil por causa do caso das golas anti-fumo

PJ faz buscas no MAI e na Proteção Civil por causa do caso das golas anti-fumo

A Polícia Judiciária está hoje a fazer buscas nas instalações do Ministério da Administração Interna (MAI) e na Autoridade Nacional da Proteção Civil, alegadamente por causa do caso das golas antifumo. Em nota enviada à comunicação social, o MAI confirma as buscas, adiantando que “está a ser prestada toda a colaboração na realização das referidas…

Ler Mais
Atualidade Parque de Campismo da Guarda reabriu as portas

Parque de Campismo da Guarda reabriu as portas

O Parque de Campismo da Guarda, localizado junto do Parque da Cidade, reabriu na segunda-feira, após obras de requalificação, anunciou a Câmara Municipal da Guarda. Segundo a autarquia, a infraestrutura municipal foi alvo de uma intervenção que incluiu a limpeza de árvores e de arbustos, a pavimentação de caminhos e a reabilitação das zonas de…

Ler Mais
Atualidade PSD culpa Governo por número reduzido de emigrantes que votam presencialmente

PSD culpa Governo por número reduzido de emigrantes que votam presencialmente

O deputado do PSD por Fora da Europa José Cesário responsabilizou o Governo pelo reduzido número de emigrantes com possibilidades de votar presencialmente nas próximas legislativas, considerando que não houve “quaisquer esforços” para informar os eleitores. “Durante muito tempo, o Governo partiu do princípio de que esta disposição [da lei] não se aplicava nestas eleições…

Ler Mais
Atualidade Venezuela: Professores protestam contra “salários de fome” e mau estado das escolas

Venezuela: Professores protestam contra “salários de fome” e mau estado das escolas

Milhares de professores protestaram na segunda-feira, em Caracas, contra os “salários de fome”, o mau estado das escolas e a fraca alimentação dos estudantes, advertindo que se não houver alterações o setor vai realizar uma greve geral. “Não temos medo” e “há que estudar”, gritavam os professores, alertando também que as autoridades escolares ponderam substituir…

Ler Mais
Atualidade Bispo português em Madagáscar agradece “orientações” do papa para combate à corrupção

Bispo português em Madagáscar agradece “orientações” do papa para combate à corrupção

O bispo português José Alfredo Caires, que trabalha em Madagáscar há quase 40 anos, considerou hoje que o papa deu “boas orientações” à igreja católica para promover o combate à “epidemia” da corrupção em África. O missionário dehoniano português, bispo em Madagáscar há 19 anos, fez um balanço positivo da recente viagem do papa Francisco…

Ler Mais
Atualidade Relatório da ONU coloca Portugal entre os 26 países mais sustentáveis do mundo

Relatório da ONU coloca Portugal entre os 26 países mais sustentáveis do mundo

Um relatório feito por cientistas independentes para a Organização das Nações Unidas (ONU) sobre desenvolvimento sustentável para 2019, apresentado esta semana em Nova Iorque, coloca Portugal em 26.º lugar de um total de 162 países avaliados. Com 76,4 pontos de um máximo de 100, Portugal encontra-se entre os 30 países mais sustentáveis do mundo, segundo…

Ler Mais
Atualidade Balneário romano das Termas de São Vicente proposto para Monumento de Interesse Público

Balneário romano das Termas de São Vicente proposto para Monumento de Interesse Público

A Direção-Geral do Património Cultural propôs à Secretaria de Estado da Cultura a classificação, como Monumento de Interesse Público, do balneário romano das Termas de São Vicente, em Penafiel, foi publicado em Diário da República. No despacho daquele organismo, refere-se que o processo administrativo original está disponível para consulta, mediante marcação prévia, na Direção Regional…

Ler Mais
Atualidade Do BPN ao BES passando pela Operação Marquês, DCIAP investigou os maiores escândalos do país

Do BPN ao BES passando pela Operação Marquês, DCIAP investigou os maiores escândalos do país

Processos como o Freeport, Operação Fizz, BES, operação Marquês, Furacão e BPN, relacionados com crimes ecónomico-financeiros, são alguns dos emblemáticos casos cuja investigação foi da responsabilidade do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), criado há 20 anos. O procurador-geral adjunto Daniel Sanches foi o primeiro diretor do DCIAP e aquele que menos tempo…

Ler Mais
Atualidade PELO PAÍS: Cidade de MIRANDA DO DOURO acolhe de festival de Cultura transfronteiriço entre hoje e domingo

PELO PAÍS: Cidade de MIRANDA DO DOURO acolhe de festival de Cultura transfronteiriço entre hoje e domingo

A cidade de Miranda do Douro acolhe de sexta-feira a domingo o F-TRAD – Festival Cultural Transfronteiriço, de música tradicional e folclore, abordando “um quadro de identidade partilhada e comunicante num contexto de fronteira”, informou hoje a organização. “A iniciativa pretende privilegiar os contactos e diálogos interculturais, sem pretender esgotar as representações culturais tradicionais”, indicou…

Ler Mais
Atualidade Empresários de pirotecnia vão processar Governo e reclamam prejuízos de 1 milhão de euros

Empresários de pirotecnia vão processar Governo e reclamam prejuízos de 1 milhão de euros

A Associação Portuguesa dos Industriais de Pirotecnia e Explosivos (APIPE) vai processar o Governo depois de estimar ter tido cerca de um milhão de euros de prejuízo devido à proibição de lançamento de fogo-de-artifício. A revelação foi feita à agência Lusa pelo presidente da associação, Carlos Macedo, numa reação ao despacho do Governo que “proibiu…

Ler Mais
Atualidade Câmara de Trofa dá ‘boleia’ a colaboradores para estimular partilha automóvel

Câmara de Trofa dá ‘boleia’ a colaboradores para estimular partilha automóvel

A Câmara da Trofa vai disponibilizar aos colaboradores transporte de grupo gratuito entre os dias 16 e 20, no âmbito de uma iniciativa da Semana Europeia da Mobilidade que visa incentivar à adoção de ‘carpooling’ (partilha de veículos). Denominada “Combina e Move-te!” a iniciativa do município do distrito do Porto pretende incentivar a partilha de…

Ler Mais
Atualidade Campanha de Humberto Delgado foi profissional e recorreu a ‘marketing’ político à americana

Campanha de Humberto Delgado foi profissional e recorreu a ‘marketing’ político à americana

O entusiasmo vivido em torno da campanha presidencial de Humberto Delgado gerou a perceção de um movimento improvisado, mas a investigadora Joana Reis concluiu que foi profissionalizada e inovadora, recorrendo ao ‘marketing’ político de inspiração americana. A investigação sobre o modelo de comunicação política da campanha de Humberto Delgado, realizada pela jornalista Joana Reis, constituiu…

Ler Mais
Atualidade Projeto Santo Tirso ‘Pedala’ somou 699 utilizadores e 3.234 viagens só no primeiro mês

Projeto Santo Tirso ‘Pedala’ somou 699 utilizadores e 3.234 viagens só no primeiro mês

O recurso às bicicletas em Santo Tirso somou 699 utilizadores em agosto, primeiro mês de atividade e, de acordo com os dados estatísticos, foram realizadas 3.424 viagens, informou a autarquia. A plataforma ‘Pedala’, que pretende mudar os hábitos de mobilidade dos tirsenses, entrou em funcionamento a 06 de agosto e os resultados alcançados “são muito…

Ler Mais