Atualidade Helicóptero de emergência médica desaparecido

Helicóptero de emergência médica desaparecido

Vários meios da Proteção Civil estão envolvidos nas buscas para localizar um helicóptero de emergência médica, com quatro pessoas a bordo, desaparecido na zona de Valongo desde as 18:30 de hoje, informou o INEM em comunicado. “Estão em curso buscas para localizar um helicóptero de emergência médica ao serviço deste Instituto, o qual está dado…

Ler Mais
Atualidade Vítimas dos incêndios temem novas tragédias com a proliferação do eucalipto

Vítimas dos incêndios temem novas tragédias com a proliferação do eucalipto

A Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande (AVIPG) alertou em Coimbra para o problema da regeneração e multiplicação espontânea do eucalipto nas áreas ardidas, por temer novas tragédias nos próximos anos. A presidente da AVIPG, Nádia Piazza, defendeu que as populações devem estar “preparadas para algo pior do que aconteceu em 2017”, com…

Ler Mais
Atualidade Governo cria linha de crédito para empresários portugueses regressarem da Venezuela

Governo cria linha de crédito para empresários portugueses regressarem da Venezuela

O Governo apresentou ontem a linha de crédito de 50 milhões de euros para empresários portugueses na Venezuela que queiram regressar a Portugal e que pretende “criar possibilidades de recomeçar projetos empresariais”. A Linha Regressar Venezuela, anunciada em outubro, foi apresentada ontem em Penafiel, durante o III Encontro de Investidores da Diáspora. Destina-se a pequenas…

Ler Mais
Atualidade Julgamento de Carrilho por violência doméstica a Bárbara Guimarães reaberto em janeiro

Julgamento de Carrilho por violência doméstica a Bárbara Guimarães reaberto em janeiro

O Tribunal da Relação de Lisboa mandou reabrir o julgamento do caso de violência doméstica entre o antigo ministro da Cultura Manuel Maria Carrilho e a apresentadora Bárbara Guimarães, estando a primeira sessão marcada para 9 de janeiro. Segundo um comunicado hoje divulgado na página do Ministério Público de Lisboa, o tribunal aceitou um recurso…

Ler Mais
Atualidade Greve do Metro do Porto desconvocada

Greve do Metro do Porto desconvocada

A greve na Metro do Porto, marcada para os dias 17 e 31 de dezembro, foi desconvocada depois de a empresa ter chegado a acordo com o Sindicato dos Maquinistas de Caminho-de-Ferro. A greve dos profissionais da ViaPorto ao serviço da Metro teve na segunda-feira uma “adesão entre os 98% e os 99%”, levando a…

Ler Mais
Atualidade Faz hoje cem anos que era assassinado um presidente da República em Portugal

Faz hoje cem anos que era assassinado um presidente da República em Portugal

Há precisamente cem anos, o então presidente da república Portuguesa – Sidónio Bernardino Cardoso da Silva Pais, nascido em Caminha, no Minho, foi assassinado no dia 14 de Dezembro de 1918, quando exercia a Presidência de Portugal, por José Júlio da Costa, activista da esquerda republicana.  Na política,  Sidónio Pais, exerceu as funções de deputado, ministro…

Ler Mais
Atualidade Marcelo Rebelo de Sousa faz hoje 70 anos

Marcelo Rebelo de Sousa faz hoje 70 anos

O Presidente da República completa hoje 70 anos. Todos o conhecem – a sua popularidade não admite discussão – e quase todos sabem muito sobre o Presidente. Que é hipocondríaco assumido, afetuoso, teimoso, frenético, um constitucionalista por excelência, divertido. Um círculo mais restrito fala de uma inteligência arguta e de um enorme poder de manipulação.…

Ler Mais
Atualidade A29 reaberta nove horas depois

A29 reaberta nove horas depois

A circulação no sentido sul/norte da A29, em São Félix da Marinha (Gaia), foi hoje retomada às 16:20 horas, nove horas após o corte devido a um acidente com um pesado e cinco ligeiros, disseram fontes oficiais. A “estrada foi reaberta pelas 16:20”, disseram fontes da Ascendi, concessionária da via, e da GNR do Porto.…

Ler Mais
Atualidade Inspeção-Geral das Finanças alvo de buscas da Polícia Judiciária

Inspeção-Geral das Finanças alvo de buscas da Polícia Judiciária

Inspetores da Unidade de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária estão a realizar buscas na Inspeção-Geral de Finanças (IGF) e outras domiciliárias, segundo fonte policial. A PJ está também a realizar buscas para apreensão de documentação no Ministério da Defesa e na Cruz Vermelha Portuguesa. Em causa estão suspeitas de corrupção passiva, peculato e abuso…

Ler Mais
Atualidade Seminário “Prevenir e Proteger – Uma abordagem integrada dos conflitos e crises externos”

Seminário “Prevenir e Proteger – Uma abordagem integrada dos conflitos e crises externos”

Representantes dos 28 Estados Membros da União Europeia, e responsáveis de instituições como o Serviço Europeu de Ação Externa, o Secretariado Geral do Conselho e a Comissão Europeia, bem como da Autoridade Nacional de Proteção Civil de Portugal, participaram no seminário “Prevenir e Proteger – Uma abordagem integrada dos conflitos e crises externos”. Organizado pelo…

Ler Mais
Atualidade Transtejo reforça ligação Seixal-Lisboa

Transtejo reforça ligação Seixal-Lisboa

A ligação fluvial Seixal-Lisboa, afetada hoje pela invasão de uma embarcação por passageiros, foi reforçada com um barco desviado de Cacilhas, segundo a presidente da Transtejo/Soflusa, garantindo que as pessoas foram transportadas em segurança. “Neste momento, penalizando a ligação de Cacilhas, desviámos um navio para reforço, o que é muito penalizador para os passageiros de…

Ler Mais
Atualidade Alunos da Madeira plantam 2.000 árvores

Alunos da Madeira plantam 2.000 árvores

O projeto “Plantar o Futuro”, formalizado na Madeira, vai permitir o cultivo de 2.000 plantas nas serras da região por estudantes do 11.º ano. O protocolo foi assinado pela secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, pelo secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, e pelo administrador da Widerproperty S.A, Luís Loureiro. “Este projeto,…

Ler Mais
Atualidade Corrida Pelos Direitos Humanos quer “promover a consciência pública”

Corrida Pelos Direitos Humanos quer “promover a consciência pública”

As cidades de Braga, Coimbra, Odivelas, Portalegre e Portimão vão, no domingo, ser palco para a Corrida pelos Direitos Humanos com o objetivo de “promover a consciência pública” sobre a importância daqueles princípios numa “sociedade livre e democrática”. O desafio é lançado aos portugueses pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), anunciou em comunicado…

Ler Mais
Atualidade Atividades animam Aljustrel no Natal

Atividades animam Aljustrel no Natal

A Câmara de Aljustrel, no distrito de Beja, vai promover, a partir deste sábado e até ao dia 22 deste mês, um programa de atividades para animar o concelho durante a época de Natal. Segundo o município, o programa “Aljustrel, Terra Viva no Natal” vai incluir a iniciativa “Natal na Praça”, entre os dias 15…

Ler Mais
Atualidade Governo propõe que salário base aumente para 635 euros

Governo propõe que salário base aumente para 635 euros

O Governo propôs hoje aos sindicatos um aumento no nível mais baixo de remuneração da administração pública de 580 euros para 635 euros, revelou o Ministério das Finanças. “O Governo propôs hoje uma medida que concilia a dimensão financeira, jurídica, e política: o aumento da base remuneratória da administração pública, elevando-o para o montante correspondente…

Ler Mais
Atualidade Eleições legislativas serão a 6 de outubro e regionais na Madeira a 22 de setembro

Eleições legislativas serão a 6 de outubro e regionais na Madeira a 22 de setembro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou hoje as datas das eleições legislativas e das regionais da Madeira em 2019 Segundo uma nota divulgada pela Presidência da República, na sequência da audição dos partidos políticos representados na Assembleia da República, o Chefe de Estado decidiu que as eleições legislativas serão realizadas a 06…

Ler Mais
Atualidade Estudo revela: Cada euro captado por IPSS mais do que quadruplica na economia local

Estudo revela: Cada euro captado por IPSS mais do que quadruplica na economia local

 Cada euro que as Instituições de Particularidade de Solidariedade Social (IPSS) captam para o território onde estão implementadas mais do que quadruplica na economia local, revela um estudo sobre a importância económica das IPSS em Portugal. O estudo foi feito pela Universidade Católica do Porto para a Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade Social (CNIS)…

Ler Mais
Atualidade Visita de Xi Jinping deixa 17 acordos assinados da cultura à ciência e da indústria ao comércio

Visita de Xi Jinping deixa 17 acordos assinados da cultura à ciência e da indústria ao comércio

No final da visita de Estado de Xi Jinping a Portugal, foram assinados 17 acordos entre os dois países que preveem relações bilaterais em várias áreas, desde a cultura à ciência, à indústria e comércio. Em declarações aos jornalistas no Palácio de Queluz, o primeiro-ministro português António Costa salientou os “passos concretos” no estreitamento das…

Ler Mais
Atualidade Compras online crescem em Portugal

Compras online crescem em Portugal

Os portugueses estão a comprar mais pela internet mas a média ainda está abaixo da média dos países da União Europeia. Os estudos indicam que o que atrai são os preços mais baixos, a facilidade de compra sobretudo a nível de horários e as promoções específicas. Na UE, a maior percentagem de compradores online é…

Ler Mais
Atualidade Deputados da Madeira debateram descaracterização de Mercado do Funchal

Deputados da Madeira debateram descaracterização de Mercado do Funchal

Os deputados da Assembleia Legislativa da Madeira debateram hoje um voto de protesto contra a descaracterização do Mercado dos Lavradores, no Funchal, um dos locais mais visitados pelos turistas na Madeira. A iniciativa foi apresentada pelo deputado independente (ex-PND), Gil Canha, que falou numa “descaracterização horrível” daquele espaço que, no seu entender, “iniciou-se há anos”.…

Ler Mais
Atualidade Universidade do Porto eleita a instituição do ensino superior mais solidária

Universidade do Porto eleita a instituição do ensino superior mais solidária

A Universidade do Porto foi hoje considerada a instituição de ensino superior mais solidária, distinção que o reitor acredita dever-se ao empenho “na formação cívica e sociocultural dos estudantes”. “Uma Universidade é também um território de socialização, intervenção cívica e crescimento intelectual. E por isso temo-nos empenhado na formação cívica e sociocultural dos nossos estudantes,…

Ler Mais
Atualidade Facturas em papel vão acabar

Facturas em papel vão acabar

Em 2019, vai deixar de receber faturas nas lojas, nas farmácias ou nos restaurantes. O Governo vai dispensar os comerciantes e os prestadores de serviços da emissão da fatura em papel. O cliente apenas receberá aquele comprovativo de pagamento se o solicitar expressamente. E, nesse caso, pode obtê-lo em papel ou por via eletrónica (por…

Ler Mais
Atualidade Residência de estudantes em Lisboa premiada em Milão

Residência de estudantes em Lisboa premiada em Milão

A residência de estudantes TSL Marquês de Pombal, em Lisboa, permitiu à empresa Temprano Capital Partners ganhar o galardão “The Class Best Property Innovation and Sustainability Award 2019”, atribuído pela organização The Class of 2020. A distinção foi atribuída “em reconhecimento do compromisso assumido pela Temprano de usar a inovação para proporcionar uma melhor experiência…

Ler Mais
Atualidade Teatro no Canadá promove língua portuguesa

Teatro no Canadá promove língua portuguesa

O grupo de teatro Alma Lusa, da Associação Portuguesa de Manitoba, em Winnipeg (oeste), estreou sábado a peça A Menina Feia, a “melhor forma de promover” a língua portuguesa no Canadá. “Queremos promover a língua portuguesa no Canadá e nada melhor do que o teatro”, disse Paulo Delgado, de 48 anos, o encenador do grupo.…

Ler Mais
Atualidade Governo assinou dois acordos de cooperação com municípios no Brasil

Governo assinou dois acordos de cooperação com municípios no Brasil

Portugal assinou, este fim de semana, dois acordos de cooperação com os municípios brasileiros de Porto Alegre e Pelotas, visando o envolvimento dos portugueses nas atividades municipais, anunciou hoje o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. “Do ponto de vista institucional, destaco o estabelecimento de dois importantes acordos: um acordo de cooperação entre o Ministério…

Ler Mais
Atualidade Centenas de bombeiros protestam em Lisboa

Centenas de bombeiros protestam em Lisboa

Alguns dos bombeiros profissionais que estão hoje concentrados em Lisboa derrubaram as grades de segurança no meio da Praça do Comércio e deslocaram-se para junto da porta do Ministério da Administração Interna (MAI). Ao som de sirenes e a gritar “Deixa arder”, os bombeiros foram travados junto da porta do Ministério da Administração Interna por…

Ler Mais
Atualidade Dois feridos graves em acidente na A1

Dois feridos graves em acidente na A1

Um acidente ao quilómetro 86 da Autoestrada do Norte (A1), no sentido sul/norte, junto a Santarém, envolveu hoje uma viatura ligeira e um pesado de transporte de gasolina, provocando três feridos, dois deles em estado grave, segundo a Proteção Civil. Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, o acidente ocorreu às…

Ler Mais
Atualidade Presidentes de Portugal e Cabo Verde estiveram entre os voluntários do Banco Alimentar durante algum tempo

Presidentes de Portugal e Cabo Verde estiveram entre os voluntários do Banco Alimentar durante algum tempo

Rodeados de dezenas de voluntários, muitos com a farda de escuteiros e animados pela música da aparelhagem sonora do armazém central, em Alcântara, Marcelo Rebelo de Sousa e o seu convidado ajudaram a desensacar alimentos, transportados antes dos camiões em paletes através de monta-cargas e empilhadoras. Os produtos foram doados por milhares de portugueses em…

Ler Mais
Atualidade PSP assinala Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência com várias atividades em Loures

PSP assinala Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência com várias atividades em Loures

A PSP vai assinalar na segunda feira, no concelho de Loures, o Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência, estando previstas ao longo do dia várias atividades, nomeadamente demonstrações e palestras de atletas paralímpicos. Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis), refere que o evento vai decorrer no Pavilhão Paz e Amizade, entre as 09:30…

Ler Mais
Atualidade Operação encerrada

Operação encerrada

O corpo da quinta vítima que caiu para dentro de uma pedreira em Borba (Évora), na sequência de um deslizamento de terra e colapso da estrada 225. A vítima, de 85 anos, encontrava-se no interior de uma das duas viaturas que estavam submersas no plano de água mais profundo da pedreira desde o dia do…

Ler Mais
Atualidade Comunidade Sistelense recebe menção honrosa

Comunidade Sistelense recebe menção honrosa

O Prémio Guarda-Rios visa alertar para aquelas que têm sido as práticas positivas e negativas nas “veias do Planeta”, premiando bons comportamentos e práticas relacionadas com a sua gestão e envolvimento das comunidades numa perspetiva de sustentabilidade forte, e simultaneamente evidenciando práticas danosas e que devem ser alteradas. A comunidade Sistelense somou mais um galardão,…

Ler Mais
Atualidade Porque razão hoje é feriado Nacional?

Porque razão hoje é feriado Nacional?

Porque se comemora o dia da Restauração da Independência Portuguesa? Tudo começou em finais do século XVI, com a subida ao trono de D. Sebastião, que em 1578, morreu na batalha de Alcácer Quibir, sem deixar herdeiro para ocupar o trono.  Subiu ao trono o seu tio-avô, o Cardeal D. Henrique, que apenas governou dois…

Ler Mais
Atualidade Magia de Natal em Arcos de Valdevez

Magia de Natal em Arcos de Valdevez

A época natalícia é mágica e faz vibrar, tanto os mais pequenos como os adultos. Nesta época, a vila de Arcos de Valdevez veste-se a rigor para viver em pleno o espírito do Natal. As ruas são vestidas a preceito e, juntamente com a iluminação natalícia, a música e a animação nas principais artérias, o…

Ler Mais
Atualidade Governo diz que não haverá exploração de lítio em Boticas sem avaliação ambiental

Governo diz que não haverá exploração de lítio em Boticas sem avaliação ambiental

O ministro do Ambiente garantiu hoje que não haverá exploração de lítio em Boticas sem avaliação do impacto ambiental, explicando que o Governo encara aquele negócio “sempre numa perspetiva de acrescentar valor”. “Caso a empresa que tem este contrato [de prospeção] queira passar depois para a fase de exploração vai ter que fazer uma avaliação…

Ler Mais
Atualidade As câmaras municipais  vão passar  a ter cada vez mais competências

As câmaras municipais vão passar a ter cada vez mais competências

O governo aprovou 21 diplomas setoriais, para a transferência de competências para autarquias e entidades intermunicipais . Os diplomas setoriais da descentralização de competências para as autarquias foram publicados em Diário da República, nas áreas da justiça, fundos europeus e captação de investimento, bombeiros voluntários, atendimento ao cidadão, habitação, património e estacionamento público. Assim as…

Ler Mais
Atualidade Orçamento para 2019 aprovado

Orçamento para 2019 aprovado

A proposta de Orçamento do Estado para 2019 foi aprovada na Assembleia da República, em votação final global, com os votos do PS, BE, PCP, PEV e PAN. Como esperado, PSD e CDS-PP votaram contra a proposta do executivo. Após o anúncio da votação por Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, a bancada do PS…

Ler Mais
Atualidade Município de Valongo distinguido em Barcelona

Município de Valongo distinguido em Barcelona

O município de Valongo foi distinguido numa conferência internacional, em Barcelona, com a menção honrosa de melhor prática de participação cívica pelo projeto “Comunidade mais esclarecida, comunidade mais participativa”, informou a autarquia em comunicado. “É com muita honra que recebemos este reconhecimento internacional. Acreditamos que é nosso dever reforçar a democracia local, e só o…

Ler Mais
Atualidade “Diamantino” estreia hoje em 30 salas em França

“Diamantino” estreia hoje em 30 salas em França

“Diamantino”, a primeira longa-metragem de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, estreia hoje em França, em 30 salas por todo o país. Abordando temas transversais como “o crescimento da extrema-direita, a crise dos refugiados ou as fronteiras de Trump [Presidente dos Estados Unidos da América]”, os realizadores esperam que esta obra premiada traga “muita gente” para…

Ler Mais
Atualidade “As Farpas” de Eça de Queiroz pela primeira vez em versão integral e autónoma

“As Farpas” de Eça de Queiroz pela primeira vez em versão integral e autónoma

A Relógio d’Água vai publicar pela primeira vez “As Farpas” de Eça de Queirós em edição autónoma e integral, separadas das que originalmente foram escritas com Ramalho Ortigão, e que, até hoje, têm sido reeditadas em conjunto. “Fruto de um momento de crise, nacional e internacional”, “As Farpas” foram publicações mensais escritas e assinadas por…

Ler Mais
Atualidade Municípios consideram “inconsequente” proposta do Governo para Proteção Civil

Municípios consideram “inconsequente” proposta do Governo para Proteção Civil

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) considerou hoje “inconsequente” a alteração orgânica da Autoridade de Proteção Civil proposta pelo Governo, porque “não resolve os problemas existentes” a nível “da “atuação, da articulação e da coordenação” dos vários agentes. “A nossa avaliação ao projeto que nos foi apresentado [pelo Governo] não é favorável”, disse hoje…

Ler Mais
Atualidade Acidente/Borba: Suspensas ações com mergulhadores devido a risco de novos desabamentos

Acidente/Borba: Suspensas ações com mergulhadores devido a risco de novos desabamentos

As operações com mergulhadores nas pedreiras de Borba foram suspensas devido ao risco de novos deslizamentos de terras, disse hoje à agência Lusa o coordenador da Unidade de Salvamento Aquático do Distrito de Portalegre. Segundo Simão Velez, técnicos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) fizeram uma avaliação no local, concluindo que as condições são…

Ler Mais
Atualidade Prémio Ramon Llull para Artur Guerra

Prémio Ramon Llull para Artur Guerra

O tradutor português Artur Guerra foi distinguido com o Prémio Ramon Llull de Tradução Literária pela tradução, do original catalão para português, de “Tirant lo Blanc”, de Joanot Martorell. O prémio visa reconhecer a importância do trabalho dos tradutores literários e premeia a melhor tradução literária, do catalão para outras línguas, editada no ano anterior.…

Ler Mais
Atualidade Feira do Livro de Mértola abre amanhã

Feira do Livro de Mértola abre amanhã

Novidades bibliográficas, apresentações de livros, espetáculos de teatro e sessões de contos vão marcar a Feira do Livro de Mértola deste ano, a partir de domingo e até ao dia 02 de dezembro. Segundo a organizadora, a Câmara de Mértola, no distrito de Beja, a feira vai decorrer no salão dos bombeiros voluntários e incluir…

Ler Mais
Atualidade Boticas acolhe único centro reprodutor do mexilhão-de-rio da Península Ibérica

Boticas acolhe único centro reprodutor do mexilhão-de-rio da Península Ibérica

A Câmara de Boticas e a Iberdrola vão implementar um plano de promoção da fauna e flora, que envolve um investimento de 2,3 milhões de euros e 28 medidas, destacando-se o centro de reprodução do mexilhão-de-rio. O presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, afirmou que o centro de reprodução do mexilhão-de-rio (margaritífera margaritífera) é…

Ler Mais
Atualidade Governo afirma que Angola já pagou metade da dívida certificada

Governo afirma que Angola já pagou metade da dívida certificada

O primeiro-ministro português, António Costa, assegurou que Angola já pagou a Portugal “cerca de 100 dos 200 milhões de dívida certificada”, reconhecendo o “esforço muito grande, claro e inequívoco” das autoridades angolanas “para contribuir para o pagamento”. “Neste momento estão já certificados cerca de 200 milhões de euros de dívida e pagos cerca de 100…

Ler Mais
Atualidade Hasta pública de Entrecampos em Lisboa será retomada em dezembro

Hasta pública de Entrecampos em Lisboa será retomada em dezembro

A hasta pública relativa à Operação Integrada de Entrecampos, e que envolve os terrenos da antiga Feira Popular, foi interrompida para os candidatos poderem analisar as questões colocadas na passada quinta-feira pelo Ministério Público, retomando dia 03 de dezembro. “A decisão do júri é de interromper” o procedimento, disse o diretor municipal de Gestão Patrimonial…

Ler Mais
Atualidade Portugal e Angola assinam acordos de cooperação

Portugal e Angola assinam acordos de cooperação

Portugal e Angola assinaram hoje 13 acordos para a “dinamização da cooperação” entre os dois países. Os acordos insidem em áreas como a justiça, formação de pessoal docente, engenharia, turismo, cultura, reinserção social, medicina legal, saúde, ciência, inovação e ambiente. No âmbito da visita de Estado do Presidente da República de Angola a Portugal, que…

Ler Mais
Atualidade Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro homenageia Agustina Bessa-Luís

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro homenageia Agustina Bessa-Luís

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) atribui hoje, em Vila Real, o doutoramento ‘Honoris Causa’ a Agustina Bessa-Luís como reconhecimento pela obra da escritora. “A atribuição de um doutoramento ‘Honoris Causa’ a Agustina Bessa-Luís sublinha o reconhecimento, por parte da UTAD, do interesse da obra da autora e da sua ligação ao Douro”,…

Ler Mais
Atualidade Jovens estão a aderir de novo ao Exército

Jovens estão a aderir de novo ao Exército

O Exército tem registado um aumento da procura dos jovens para se alistarem voluntariamente naquele que pode ser um início de carreira nas forças armadas ou de segurança portuguesas, revelou hoje o comandante da Brigada de Intervenção. O general Xavier de Sousa presidiu, em Vinhais, a uma cerimónia de Juramento de Bandeira de 75 novos…

Ler Mais
Atualidade Centro tecnológico agroalimentar pode “nascer” em Serpa

Centro tecnológico agroalimentar pode “nascer” em Serpa

Várias instituições querem investir quase dois milhões de euros na criação de um centro em Serpa (Beja) para dinamizar e apoiar atividades de investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação empresarial no setor agroalimentar, foi hoje anunciado. Trata-se do Centro Tecnológico Agroalimentar do Alentejo (CETAA), que visa também desenvolver valências tecnológicas e de gestão de apoio a…

Ler Mais
Atualidade PR anuncia acordos sobre educação, saúde, cultura, justiça, economia e finanças

PR anuncia acordos sobre educação, saúde, cultura, justiça, economia e finanças

O Presidente português anunciou que Portugal e Angola vão assinar na sexta-feira acordos nas áreas da educação, saúde, cultura, justiça, economia e finanças e disse esperar que “sirvam necessidades concretas dos povos”. Marcelo Rebelo de Sousa falava no Palácio de Belém, em Lisboa, em conferência de imprensa conjunta com o Presidente de Angola, João Lourenço,…

Ler Mais
Atualidade Câmara da Guarda projeta pedovia/ciclovia

Câmara da Guarda projeta pedovia/ciclovia

A Câmara Municipal da Guarda anunciou que vai criar uma pedovia/ciclovia, com nove quilómetros de extensão e três de largura, para que os habitantes da cidade também possam deslocar-se para o trabalho a pé ou de bicicleta. A infraestrutura que fará a ligação entre a zona do Instituto Politécnico e o bairro de São Domingos,…

Ler Mais
Atualidade Marcelo Rebelo de Sousa visita Angola no próximo ano

Marcelo Rebelo de Sousa visita Angola no próximo ano

O Presidente angolano, João Lourenço, anunciou que o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, vai visitar Angola no próximo ano, numa “data a acertar pelas diplomacias”, anunciou o chefe de Estado angolano. “Vamos assinar 12 instrumentos de cooperação, apenas 12 porque não pretendemos esgotá-los enquanto o Presidente Marcelo não visitar Luanda”, disse João Lourenço…

Ler Mais
Atualidade Juíza de instrução leva a julgamento três ex-seguranças da discoteca Urban Beach

Juíza de instrução leva a julgamento três ex-seguranças da discoteca Urban Beach

O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa decidiu hoje levar a julgamento os três seguranças acusados de tentativa de homicídio de dois homens, agredidos com violência em novembro de 2017 junto à discoteca Urban Beach, em Lisboa. Os três ex-funcionários da empresa que prestava serviço de segurança na discoteca requereram a abertura de instrução,…

Ler Mais
Atualidade Tragédia das pedreiras em Borba | Quem era responsável pela estrada que abateu? Câmara Municipal ou governo central?

Tragédia das pedreiras em Borba | Quem era responsável pela estrada que abateu? Câmara Municipal ou governo central?

A antiga Estrada Nacional 255 foi desclassificada da rede nacional quando foi construída uma variante da A6, a autoestrada faz a ligação a Espanha. Em 2005, um protocolo assinado entre a então Estradas de Portugal e a Câmara de Borba transferiu um troço desta estrada para a esfera do município. Outro troço foi passado para…

Ler Mais
Atualidade OMS classifica acordo de Paris como plano de saúde pública mais ambicioso do século

OMS classifica acordo de Paris como plano de saúde pública mais ambicioso do século

O acordo de Paris para conter as alterações climáticas pode ser “o mais ambicioso plano de saúde pública deste século”, afirmou hoje em Lisboa uma responsável da Organização Mundial de Saúde, para quem clima e doença são inseparáveis. A diretora do Departamento de Saúde Pública e Ambiente da Organização Mundial de Saúde, Maria Neira, apontou…

Ler Mais
Atualidade Presidente da Câmara de Borba diz que “nunca na vida” foi alertado por técnicos para perigo da estrada

Presidente da Câmara de Borba diz que “nunca na vida” foi alertado por técnicos para perigo da estrada

O presidente da Câmara de Borba disse hoje que “nunca na vida” foi informado da alegada perigosidade da estrada junto às pedreiras, argumentando que empresários do setor queriam cortar a via, mas para ampliar a extração de mármore. “Nunca na vida”, respondeu o autarca de Borba, António Anselmo, quando questionado pela agência Lusa sobre se,…

Ler Mais
Atualidade Duas pessoas morreram no aluimento em Borba. Há vítimas soterradas

Duas pessoas morreram no aluimento em Borba. Há vítimas soterradas

O aluimento de terras numa estrada do concelho de Borba, que arrastou para dentro de uma pedreira uma retroescavadora e duas viaturas, provocou vítimas mortais, em número ainda desconhecido, disse hoje o presidente da Câmara Municipal. “Lamentavelmente e tragicamente há mortos. Quantos? Não podemos dizer”, disse António Anselmo, em declarações à agência Lusa, sublinhando que…

Ler Mais
Atualidade Malária mata menos mas resiste

Malária mata menos mas resiste

 As mortes provocadas pela malária em todo o mundo voltaram a diminuir em 2017, mas a redução de casos que se registava desde o início da década “estagnou”, anunciou a Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório divulgado hoje. Segundo a OMS, mais de 90% dos casos e das vítimas mortais estão no continente africano…

Ler Mais
Atualidade Interesses agrícolas de Portugal com o Brexit estão salvaguardados

Interesses agrícolas de Portugal com o Brexit estão salvaguardados

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, garantiu hoje, em Bruxelas, que os interesses de Portugal no setor estão “salvaguardados” face ao ‘Brexit’, sendo excedentário em 300 milhões de euros o saldo da balança comercial com o Reino Unido. “Os interesses portugueses estão neste momento salvaguardados. Nós temos uma balança comercial de produtos agrícolas e agroalimentares…

Ler Mais
Atualidade Governo afirma medidas para o regresso de portugueses emigrados

Governo afirma medidas para o regresso de portugueses emigrados

Apoio “ao emprego, à formação e qualificação profissional, às questões da segurança social, aos custos com deslocação e instalação”, são algumas das medidas. O Governo vai avançar com medidas “de carater multidimensional” para apoiar o regresso de portugueses que emigraram e queiram regressar ao país, avançou hoje o secretário de Estado das Comunidades, José Luís…

Ler Mais
Atualidade “Amar Pelos Dois”, “Grândola” e “Foi Deus” no “Cancioneiro da União Europeia”

“Amar Pelos Dois”, “Grândola” e “Foi Deus” no “Cancioneiro da União Europeia”

“Amar Pelos Dois”, “Grândola Vila Morena” e “Foi Deus” são três das seis músicas portuguesas a inserir no “Cancioneiro da União Europeia”, projeto da organização dinamarquesa European Union Songbook Association, foi anunciado. Das 60 canções portuguesas que estiveram a votos, divididas em seis categorias, as mais votadas foram “Amar pelos dois”, (Amor), “Canção do Mar”…

Ler Mais
Atualidade Herdade da Calada | Um paraíso entre Évora e Arraiolos para se descobrirem vinhos fantásticos

Herdade da Calada | Um paraíso entre Évora e Arraiolos para se descobrirem vinhos fantásticos

Fundada em 1854 pelos descendentes do Duque de Lencastre, a HERDADE DA CALADA preserva a beleza e elegância do traço original do edificio principal e é atualmente um centro de produção vinícola de excelência, produzindo também um azeite de grande qualidade e proporcionando diversas experiências na área do enoturismo. Fundada em 1854 pelos descendentes do…

Ler Mais
Atualidade Grupo francês investe 5ME em fábrica de aeronáutica em Ponte de Sor

Grupo francês investe 5ME em fábrica de aeronáutica em Ponte de Sor

Um grupo francês de componentes aeronáuticos adquiriu as instalações da extinta fábrica da Dyn´Aéro, em Ponte de Sor (Portalegre), para criar uma nova unidade industrial, num investimento superior a cinco milhões de euros, revelou hoje o município. O investimento do grupo gaulês Rexiaa engloba a aquisição do imóvel, situado na zona industrial da cidade alentejana,…

Ler Mais
Atualidade População residente em Portugal continua a diminuir

População residente em Portugal continua a diminuir

A população residente em Portugal voltou a cair em 2017, apesar de ligeira redução da mortalidade, do decréscimo da emigração e do aumento da imigração, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta quinta-feira. Segundo as estatísticas demográficas do INE, o declínio populacional mantém-se desde 2010, embora se tenha atenuado nos quatro últimos…

Ler Mais
Atualidade Gala Michelin em Lisboa confirma projeção da gastronomia portuguesa no mundo

Gala Michelin em Lisboa confirma projeção da gastronomia portuguesa no mundo

O Governo considerou hoje que a apresentação do Guia Michelin ibérico em Lisboa, pela primeira vez, confirma a projeção da alta cozinha portuguesa no mundo e apontou os ‘chefs’ como ‘pontas-de-lança’ da “afirmação do património gastronómico”. Lisboa acolhe na próxima quarta-feira a gala de apresentação da edição de 2019 do Guia Michelin Espanha e Portugal,…

Ler Mais
Atualidade Via Verde lança portal para empresas

Via Verde lança portal para empresas

A Via Verde lançou um portal dedicado às empresas para dar resposta às necessidades dos clientes corporativos, avançou a empresa em comunicado. O novo serviço, chamado Via Verde Empresas, “teve em conta o facto de, neste segmento de clientes, haver um número normalmente maior de transações por dia e por veículo, uma maior exigência em…

Ler Mais
Atualidade ADSE precisa de 80 mil novos beneficiários para compensar saídas

ADSE precisa de 80 mil novos beneficiários para compensar saídas

A ADSEprecisa de 80 mil novos beneficiários nos próximos cinco anos para compensar os que vão abandonando a instituição, conclui um estudo sobre a sustentabilidade do principal subsistema público de saúde promovido pela associação dos hospitais privados. O estudo feito a pedido da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) identifica o envelhecimento e um maior…

Ler Mais
Atualidade Zona do IC8 em Pombal onde morreram oito pessoas terá traço contínuo

Zona do IC8 em Pombal onde morreram oito pessoas terá traço contínuo

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que vai avançar com um conjunto de medidas no troço de IC8, em Pombal, “com o objetivo de atuar ao nível do comportamento do condutor, tentando dissuadir comportamentos indevidos e desadequados, nomeadamente excesso de velocidade e ultrapassagens mal calculadas”. Naquela zona morreram oito pessoas em duas colisões frontais. As…

Ler Mais
Atualidade Presidente da República vai à Guatemala para debater o o desenvolvimento sustentável

Presidente da República vai à Guatemala para debater o o desenvolvimento sustentável

O Presidente da República desloca-se à Guatemala para participar entre quinta e sexta-feira na 26ª Cimeira Ibero-Americana, centrada no desenvolvimento sustentável. Marcelo Rebelo de Sousa estará a 15 e 16 deste mês na cidade histórica de Antigua, na Guatemala, para a 26ª Cimeira Ibero-Americana que tem como tema central o desenvolvimento sustentável. “Esta Cimeira será…

Ler Mais
Atualidade Em Portugal também há ilhas de sonho

Em Portugal também há ilhas de sonho

Quando falamos em férias paradisíacas, pensamos frequentemente numa viagem com destino às ilhas das Caraíbas. Mas, para gozar uns dias no paraíso, não precisamos de ir para tão longe. Em Portugal existem ilhas de sonho. Nos arquipélagos da Madeira e Açores, ou próximos da costa de Portugal Continental, as nossas ilhas são refúgios perfeitos para…

Ler Mais
Atualidade As “palavras que fugiram do dicionário”, de “alfabelo” a “zabalão”

As “palavras que fugiram do dicionário”, de “alfabelo” a “zabalão”

“Humordificador”, “muscalação” e “queixómetro” são algumas das palavras que o escritor português Sandro William Junqueira imaginou no livro ilustrado “As palavras que fugiram do dicionário”, a editar na terça-feira. “O dicionário é a casa onde moram as palavras”, escreve Sandro William Junqueira na abertura deste livro, ilustrado por Richard Câmara, explicando que “há palavras que…

Ler Mais
Atualidade Sabe que notas não deve aceitar?

Sabe que notas não deve aceitar?

Uma nota tintada ou descolorada é muito provavelmente uma nota roubada. O mesmo acontece com um maço de notas coladas umas às outras. As manchas de tinta na nota podem resultar da atuação de sistemas inteligentes de neutralização de notas. Os sistemas inteligentes de neutralização de notas são mecanismos de segurança instalados em caixas automáticos…

Ler Mais
Atualidade  Participação portuguesa na I Guerra Mundial  em França foi um desastre político

 Participação portuguesa na I Guerra Mundial em França foi um desastre político

 O historiador António José Telo defende que a participação do Corpo Expedicionário Português (CEP) na Primeira Guerra foi “um desastre político” e que as tropas portuguesas em França foram abandonadas por Lisboa e sacrificadas pela Inglaterra. Segundo o historiador, o CEP foi imposto ao Exército britânico que desconfiava de uma força militar, que considerava “uma…

Ler Mais
Atualidade Banco de Portugal lança duas moedas de coleção

Banco de Portugal lança duas moedas de coleção

O Banco de Portugal colocou em circulação duas moedas de coleção em cuproníquel, designadas “Centenário do Armistício” e “Espigueiros do Noroeste Peninsular”, no valor facial de cinco e 2,5 euros, respetivamente. A moeda “Centenário do Armistício”, limitada a uma emissão de 60 000 moedas com acabamento normal, apresenta no anverso (cara), na parte superior, o…

Ler Mais
Atualidade Jovens debatem em Chaves discriminação de minorias em regiões isoladas

Jovens debatem em Chaves discriminação de minorias em regiões isoladas

A Associação Inspira! anunciou que vai coordenar um intercâmbio europeu de jovens, entre 20 e 29 de novembro, em Chaves, que visa “combater o discurso de ódio e discriminação de minorias em regiões isoladas” como Trás-os-Montes. O intercâmbio “Hide it beyond the hill – Migration and discrimination in Trás-os-Montes region” (Esconde-se para lá do monte…

Ler Mais
Atualidade Projeto piloto põe três escolas a competir para decidir qual é mais amiga do ambiente

Projeto piloto põe três escolas a competir para decidir qual é mais amiga do ambiente

As escolas básicas 2,3 das Olaias, 2,3 Nuno Gonçalves e 2,3 Manuel da Maia vão competir numa experiência-piloto a nível europeu para decidir qual é a que promove comportamentos mais sustentáveis e amigos do ambiente. O projeto, denominado Mercado Social Digital, vai funcionar através da ‘app’ Sharing Lisboa, que monitorizará comportamentos sustentáveis, que serão transformados…

Ler Mais
Atualidade Portugal tem uma visão “cor-de-rosa” e “falsa” sobre a Primeira Guerra

Portugal tem uma visão “cor-de-rosa” e “falsa” sobre a Primeira Guerra

A participação de Portugal na Primeira Guerra resultou de “um projeto político radical” contestado pelo Exército e pela sociedade, defende o historiador António José Telo, criticando a visão histórica “cor-de-rosa” e “falsa” que subsiste sobre este período. “As ideias que existem são bastante erradas. Os manuais escolares continuam a dizer que Portugal entrou na Guerra…

Ler Mais
Atualidade Vendas de ciclomotores, motociclos, triciclos e quadriciclos desacelarou em outubro

Vendas de ciclomotores, motociclos, triciclos e quadriciclos desacelarou em outubro

O mercado português de ciclomotores, motociclos, triciclos e quadriciclos até cresceu 5,4% em outubro em termos homólogos, mas desacelerou face à média dos últimos dez meses e acumulando desde janeiro um crescimento de 10,4%. Segundo dados da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), em outubro, foram matriculados 2.578 novos veículos de duas rodas, triciclos…

Ler Mais
Atualidade Deputada do PSD Emília Cerqueira assume registo falso de José Silvano

Deputada do PSD Emília Cerqueira assume registo falso de José Silvano

A deputada social-democrata Emília Cerqueira assumiu ter, “inadvertidamente”, sido a autora do registo falso do seu colega e secretário-geral do PSD, José Silvano, no sistema informático de presenças em reuniões plenárias do parlamento. Em conferência de imprensa, meia hora atrasada na Assembleia da República, a jurista eleita pelo círculo de Viana do Castelo referiu ter…

Ler Mais
Atualidade Criminalidade violenta e grave diminuiu

Criminalidade violenta e grave diminuiu

A criminalidade violenta e grave diminuiu 9% até setembro deste ano em relação ao mesmo período de 2017, revelou hoje no parlamento o ministro da Administração Interna. Eduardo Cabrita, que falava aos deputados no âmbito discussão na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2019, avançou também que, nos primeiros nove meses do ano,…

Ler Mais
Atualidade Conheça o novo helicóptero da Força Aérea

Conheça o novo helicóptero da Força Aérea

O helicóptero AW119MKII “KOALA” vai substituir o Alouette III. A aeronave monomotor, desenvolvida a partir do bimotor AW109, herdou as dimensões exteriores e interiores, assim como a redundância dos sistemas hidráulico, elétrico e do combustível. Trata-se de um helicóptero extremamente versátil, capaz de operar em ambiente noturno, com a utilização de óculos de visão noturna,…

Ler Mais
Atualidade Conheça os povos que deram origem aos portugueses

Conheça os povos que deram origem aos portugueses

Quando falamos dos antepassados dos portugueses referimos sobretudo os Lusitanos, a presença Romana e dos Mouros. No entanto, ainda antes dos Lusitanos, muitos povos habitaram o território que hoje corresponde a Portugal. Alguns desses povos não deixaram vestígios e tudo o que sabemos sobre eles provem da leitura das crónicas históricas dos gregos e dos…

Ler Mais
Atualidade Setenta municípios premiados por serem amigos das famílias

Setenta municípios premiados por serem amigos das famílias

Setenta municípios foram distinguidos por adotarem políticas efetivas de apoio às famílias. A distinção foi atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR). Sete das autarquias distinguidas já recebem a “bandeira verde” há 10 anos, desde o início da sua atribuição, pelo que este ano receberão um galardão especial, realçou o OAFR. São eles os…

Ler Mais
Atualidade Portuguesa Isilda Moreira estreia-se no desfile anual da Victoria’s Secret

Portuguesa Isilda Moreira estreia-se no desfile anual da Victoria’s Secret

A manequim portuguesa Isilda Moreira estreia-se na quinta-feira no desfile anual da marca norte-americana de ‘lingerie’ Victoria’s Secret, que decorrerá em Nova Iorque, e no qual participa também outra portuguesa, Sara Sampaio. Aos 20 anos, Isilda Moreira, filha de mãe cabo-verdiana e pai guineense, torna-se na segunda portuguesa a participar no Victoria’s Secret Fashion Show’…

Ler Mais
Atualidade Está doente? Precisa de uma baixa médica? – Tudo o que precisa de saber sobre baixas médicas

Está doente? Precisa de uma baixa médica? – Tudo o que precisa de saber sobre baixas médicas

Doença, licença de maternidade, assistências a filhos, assistência a netos ou doença profissional são situações que dão direito a receber baixa médica. O que é a baixa médica? Trata-se de uma prestação paga pela Segurança Social para compensar a perda de remuneração resultante do impedimento temporário para o trabalho, por motivo de doença. Quem tem direito…

Ler Mais
Atualidade Lei da proteção de dados também protege terroristas

Lei da proteção de dados também protege terroristas

A lei da proteção de dados ajuda a proteger os extremistas salvaguardando a sua privacidade, disse o diretor da Tech Against Terrorism, uma organização apoiada pelas Nações Unidas que desenvolve respostas tecnológicas para combater o terrorismo. “É um daqueles efeitos inesperados”, referiu Adam Hadley em entrevista à Lusa, à margem da Web Summit, que registou…

Ler Mais
Atualidade Comida no mundo também passa pela tecnologia

Comida no mundo também passa pela tecnologia

Bases de dados que ajudem os agricultores contra os efeitos das alterações climáticas ou sistemas operativos que contornem uma ineficiente distribuição dos alimentos foram algumas das soluções avançadas na Web Summit para o futuro da alimentação no mundo. Sob o mote “Feed the world. Make it a better place” (“Alimentar o mundo. Torná-lo num lugar…

Ler Mais
Atualidade Ministro do Ambiente confirma fim do uso de plástico na administração pública até fim do ano

Ministro do Ambiente confirma fim do uso de plástico na administração pública até fim do ano

O ministro do Ambiente reafirmou, hoje, na Web Summit, a intenção do governo de, até ao final do ano, deixar de se poder usar objetos de plástico, como copos ou garrafas, nos departamentos da administração pública. João Pedro Matos Fernandes falava na cimeira tecnológica internacional Web Summit, que está a decorrer em Lisboa até quinta-feira.…

Ler Mais