Atualidade Anadia cria brigadas móveis de vigilância e reabre posto de vigia do Moinho do Pisco

Anadia cria brigadas móveis de vigilância e reabre posto de vigia do Moinho do Pisco

Anadia terá equipas de vigilância móvel florestal a partir de 1 de julho, data em que entra também em funcionamento o posto de vigia do Moinho do Pisco, sob responsabilidade da GNR. “A vigilância móvel visa detetar eventuais focos de incêndio que possam vir a provocar incêndios de grandes dimensões, cujas consequências poderão afigurar-se catastróficas”,…

Ler Mais
Atualidade Marcelo está a discursar na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa em França

Marcelo está a discursar na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa em França

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está a discursar na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, na cidade francesa de Estrasburgo, reunindo-se depois com altos responsáveis daquela instituição e do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. A intervenção do chefe de Estado, que começou no Palácio da Europa pelas 12:00 (hora local, menos uma…

Ler Mais
Atualidade Portugal é dos países com maior atraso na implementação de medidas anticorrupção

Portugal é dos países com maior atraso na implementação de medidas anticorrupção

Portugal foi o país com a maior proporção (73%) de recomendações não implementadas do Grupo de Estados Contra a Corrupção (GRECO), seguido da Turquia (70%), indica o relatório de 2018 deste órgão de monitorização anticorrupção do Conselho da Europa. Nesta lista, divulgada pelo GRECO, segue-se a Sérvia (59%), Roménia (44%), Bélgica (42%), Grécia (40%) e…

Ler Mais
Atualidade HÉLDER COSTA: “Um fraco ajuda outro fraco para sermos mais fortes” Organização G7+ já tem sede em Lisboa e começam hoje os trabalhos

HÉLDER COSTA: “Um fraco ajuda outro fraco para sermos mais fortes” Organização G7+ já tem sede em Lisboa e começam hoje os trabalhos

Começa hoje em Lisboa a primeira reunião do G7+ É uma organização internacional, intergovernamental, que tem por objetivo promover a entreajuda de alguns dos países mais vulneráveis do mundo e que agora tem a sua sede europeia em Lisboa. No grupo dos 20 países que integram o G7+ existem realidades tão díspares como a geografia…

Ler Mais
Atualidade Emigrantes e famílias que regressem definitivamente a Portugal podem receber até 6500 euros

Emigrantes e famílias que regressem definitivamente a Portugal podem receber até 6500 euros

Para 2019, o Instituto do Emprego e Formação Profissional tem reservados 10 milhões de euros. Apoio do IEFP poderá chegar aos 6536,4 euros por família. O Programa Regressar, pacote de incentivos aos emigrantes ou luso-descendentes que queiram voltar a Portugal, irá arrancar no próximo mês. Para 2019, o Instituto do Emprego e Formação Profissional tem reservados…

Ler Mais
Atualidade Cientistas descobrem na costa da Madeira novo fenómeno de poluição com plástico

Cientistas descobrem na costa da Madeira novo fenómeno de poluição com plástico

Investigadores do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) descobriram na ilha da Madeira rochas com crostas de plástico que acreditam poder ser uma nova forma de poluição. Chamada pelos cientistas liderados por Ignacio Gestoso de “plasticrosta”, é composta por polietileno, mas falta ainda saber qual a sua proveniência. A primeira hipótese avançada…

Ler Mais
Atualidade Cerca de 300 laboratórios científicos vão receber perto de 400 milhões de euros em três anos

Cerca de 300 laboratórios científicos vão receber perto de 400 milhões de euros em três anos

Quase 300 laboratórios de investigação científica vão receber um total de cerca de 400 milhões de euros entre 2020 e 2023, ao abrigo do financiamento plurianual proposto pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), foi hoje divulgado. O financiamento das unidades de investigação e desenvolvimento para os próximos quatro anos, que exclui os laboratórios…

Ler Mais
Atualidade Funcionários judiciais cumprem hoje primeiro de cinco dias alternados de greve nacional

Funcionários judiciais cumprem hoje primeiro de cinco dias alternados de greve nacional

Os funcionários judiciais realizam hoje o primeiro de cinco dias alternados de greve em protesto pela integração de um suplemento de 10% no ordenado, estando ainda marcada uma concentração destes profissionais em Lisboa. Segundo adiantou à agência Lusa Fernando Jorge, presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), a concentração efetua-se pelas 9:00/9:30 no Campus da…

Ler Mais
Atualidade Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca divulga guia europeu sobre a doença

Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca divulga guia europeu sobre a doença

A Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC) divulga hoje um documento europeu que “espelha a urgência” de uma tomada de ação sobre a forma como se está a encarar a insuficiência cardíaca na Europa. ‘The Handbook of multidisciplinary and integrated heart failure care’ foi elaborado pela ‘Heart Failure Policy Network’(HFPN), uma rede…

Ler Mais
Atualidade Empresas portuguesas nos ‘Automotive Meetings Madrid’

Empresas portuguesas nos ‘Automotive Meetings Madrid’

A Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA) promove a participação nacional na edição dos ‘Automotive Meetings Madrid’. Esta deslocação ocorre no âmbito do acordo de colaboração para a promoção internacional da indústria portuguesa de componentes para automóveis celebrado com a Associação Empresarial de Portugal (AEP), segundo um comunicado enviado pela AFIA. O evento…

Ler Mais
Atualidade Últimos 12 moradores do prédio Coutinho em Viana do Castelo recusam entregar chaves

Últimos 12 moradores do prédio Coutinho em Viana do Castelo recusam entregar chaves

Os últimos 12 moradores do prédio Coutinho em Viana do Castelo recusaram hoje entregar a chave das habitações à VianaPolis no prazo fixado para aquela sociedade tomar posse administrativa das últimas frações do edifício. Situada em pleno centro da cidade, o edifício Jardim, localmente conhecido como prédio Coutinho, de 13 andares, tem demolição prevista desde…

Ler Mais
Atualidade Seca: agricultores do Baixo Alentejo reclamam medidas excecionais

Seca: agricultores do Baixo Alentejo reclamam medidas excecionais

A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) reclamou medidas “extraordinárias e excecionais” do Governo para ajudar os agricultores a “mitigar os prejuízos causados” pela seca na região. Num comunicado enviado à agência Lusa, a federação diz que “as situações de seca extrema no Alentejo infelizmente são recorrentes e este ano não é…

Ler Mais
Atualidade Papa Francisco anuncia tema para as Jornadas Mundiais da Juventude em Lisboa

Papa Francisco anuncia tema para as Jornadas Mundiais da Juventude em Lisboa

O Papa Francisco anunciou hoje que as Jornadas Mundiais da Juventude, que vão decorrer em Lisboa, em 2022, terão como tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, segundo a agência Ecclesia. “A próxima edição internacional das Jornadas Mundiais da Juventude será em Lisboa, em 2022. Para esta etapa de peregrinação intercontinental dos jovens escolhi como tema…

Ler Mais
Atualidade Pintor Oscar Casares distinguido pela Academia Francesa das artes, ciências e letras

Pintor Oscar Casares distinguido pela Academia Francesa das artes, ciências e letras

O artista bracarense Oscar Casares vai receber o prémio da Académie Française Arts-Sciences-Lettres, que distingue anualmente figuras nacionais e internacionais do domínio das artes, das letras e das ciências. “Este prémio significa um reconhecimento profissional e também um estímulo para continuar a esforçar-me ainda mais e para fazer melhor. Isto não é o fim da…

Ler Mais
Atualidade Beiras e Serra da Estrela contra explorações de lítio que prejudiquem território

Beiras e Serra da Estrela contra explorações de lítio que prejudiquem território

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) opõe-se às explorações de lítio na região que possam originar “malefícios” para o território. Segundo Carlos Filipe Camelo, presidente da CIM-BSE e também do município de Seia, o Conselho Intermunicipal abordou recentemente o tema das propostas de exploração de lítio em Portugal e no encontro…

Ler Mais
Atualidade Companhias internacionais de aviação deixam de sobrevoar o Golfo Pérsico

Companhias internacionais de aviação deixam de sobrevoar o Golfo Pérsico

Os Estados Unidos interditaram hoje os voos das companhias aéreas norte-americanas na zona onde o Irão abateu um aparelho não tripulado (drone), uma decisão que foi também anunciada de seguida por várias companhias aéreas internacionais. Além das companhias dos Estados Unidos, a holandesa KLM, a alemã Lufthansa, a britânica British Airways, a australiana Qantas, e…

Ler Mais
Atualidade Exposição de trajes quinhentistas na Mêda

Exposição de trajes quinhentistas na Mêda

A sala de exposições da Casa Municipal da Cultura de Mêda, no distrito da Guarda, acolhe, até ao dia 15 de setembro, uma exposição de trajes quinhentistas, que está integrada nas comemorações do V Centenário do Foral. Segundo a autarquia, “encontram-se em exposição réplicas provenientes do guarda-roupa da extinta Comissão Nacional para a Comemoração dos…

Ler Mais
Atualidade Reativada Comissão de Luta Antipoluição do Alviela

Reativada Comissão de Luta Antipoluição do Alviela

Os novos corpos sociais da Comissão de Luta Anti Poluição do Alviela (CLAPA), fundada em 1976 em Pernes, concelho de Santarém, tomam posse no sábado, reativando a que é considerada “a mais antiga associação ambientalista do país”. Em comunicado, a Comissão Instaladora para a Reativação da CLAPA afirma que a associação, constituída como organização não-governamental…

Ler Mais
Atualidade Perder a maior área de um terreno por expropriação a favor do Estado e continuar a pagar IMI pela sua área total!

Perder a maior área de um terreno por expropriação a favor do Estado e continuar a pagar IMI pela sua área total!

A construção de vias rápidas em Portugal levou a quem milhares de propriedades rústicas fossem ocupadas pelos seus traçados e respectivos nós. Para tal a lei confere ao Estado Português o direito à expropriação por utilidade pública, pois de outra forma seria impossível chegar a acordo com os proprietários dos terrenos e na base dessa…

Ler Mais
Atualidade GNR apreende mais de 11 toneladas de amêijoa-japonesa em Vila do Conde

GNR apreende mais de 11 toneladas de amêijoa-japonesa em Vila do Conde

A GNR apreendeu mais de 11 toneladas de amêijoa-japonesa, no valor estimado de 105.660 euros, durante uma fiscalização rodoviária realizada na terça-feira na zona de Vila do Conde, anunciou hoje aquela força de segurança. “Os militares [da GNR] detetaram um veículo pesado de mercadorias que transportava amêijoa-japonesa sem que esta possuísse o tamanho mínimo legal…

Ler Mais
Atualidade Sabe porque hoje é feriado nacional?

Sabe porque hoje é feriado nacional?

Hoje celebra-se o  Dia do Corpo de Deus é um feriado nacional religioso que se celebra sempre a uma quinta-feira. A data ocorre na segunda quinta-feira a seguir ao Domingo de Pentecostes e, portanto, celebra-se anualmente entre os 21 de maio e 24 de junho. O Pentecostes é celebrado 50 dias após a Páscoa, enquanto o Corpo de…

Ler Mais
Atualidade Gala do Treinador hoje em Ponte de Sor

Gala do Treinador hoje em Ponte de Sor

O Núcleo de Treinadores de Futebol do Distrito de Portalegre vai promover, hoje, em Ponte de Sor, a Gala do Treinador, premiando, entre outros, os técnicos campeões distritais nas modalidades de futebol e de futsal. A Gala do Treinador vai ter início pelas 20:00 e premiar também o “Treinador do Ano” no distrito de Portalegre,…

Ler Mais
Atualidade Ministro afirma que o país tem 80% da água que precisa para o verão

Ministro afirma que o país tem 80% da água que precisa para o verão

O ministro do Ambiente afirmou hoje que o país tem armazenada “80 por cento” da água que precisa para o verão, que deverá “passar-se normalmente” com “fenómenos pontuais de ausência de capacidade das redes municipais”. João Pedro Matos Fernandes falava aos deputados da comissão parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação,…

Ler Mais
Atualidade Português acusado de ajudar imigração ilegal diz que ainda não foi contatado pelo Governo

Português acusado de ajudar imigração ilegal diz que ainda não foi contatado pelo Governo

Miguel Duarte, o jovem que está a ser investigado em Itália por suspeita de ajuda à imigração ilegal, afirmou hoje que ainda não recebeu qualquer contacto do Governo português. Miguel Duarte foi hoje recebido no parlamento, em Lisboa, pela líder do BE, Catarina Martins, e pelo deputado bloquista José Manuel Pureza, tendo explicado aos jornalistas,…

Ler Mais
Atualidade Há dois investidores interessados na concessão de castelo em Cerveira

Há dois investidores interessados na concessão de castelo em Cerveira

Dois investidores nacionais formalizaram propostas ao concurso público internacional lançado em janeiro pelo Governo para a concessão do castelo de Vila Nova de Cerveira, no âmbito do programa nacional Revive, informou hoje o presidente da Câmara local. Em declarações à agência Lusa, o autarca Fernando Nogueira adiantou que, “a nível nacional, a concessão do castelo…

Ler Mais
Atualidade Casa-Museu Miguel Torga proposta para classificação como monumento de interesse público

Casa-Museu Miguel Torga proposta para classificação como monumento de interesse público

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) anunciou hoje que vai propor ao Governo a classificação da Casa-Museu Miguel Torga, em Coimbra, como monumento de interesse público. Em anúncio publicado hoje no Diário da República, a DGPC refere que, com fundamento em parecer da Secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura de…

Ler Mais
Atualidade Projeto ibérico pretende criar ecossistema  transfronteiriço de inovação em saúde

Projeto ibérico pretende criar ecossistema transfronteiriço de inovação em saúde

Com o objetivo de impulsionar a criação de um ecossistema transfronteiriço de inovação no setor da saúde e “limar as assimetrias” que existem entre Portugal e a Galiza, nove instituições e associações uniram-se para dar vida ao projeto CÓDIGOMÁIS. O objetivo deste projeto ibérico, que integra o Programa de Cooperação INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP), é…

Ler Mais
Atualidade Pedrógão Grande: Tribunal decide no final da semana se há julgamento no processo das responsabilidades

Pedrógão Grande: Tribunal decide no final da semana se há julgamento no processo das responsabilidades

O juiz de instrução do Tribunal de Leiria decide se há julgamento no processo que analisa as responsabilidades do incêndio de 2017 em Pedrógão Grande no final da próxima semana, disse  fonte judicial. A decisão esteve para ser tomada em meados de maio, mas “alterações não substanciais aos factos”, nomeadamente a queda de um pinheiro…

Ler Mais
Atualidade Época balnear abriu este sábado com vigilância assegurada nas praias de Odemira

Época balnear abriu este sábado com vigilância assegurada nas praias de Odemira

A época balnear no concelho de Odemira, distrito de Beja, abriu oficialmente este sábado “sem sobressaltos” e com o dispositivo de nadadores-salvadores “assegurado” em todas as praias, afirmou  o vice-presidente do município. “A época balnear vai começar sem sobressaltos, sendo possível garantir nas praias com Bandeira Azul o dispositivo normal de segurança composto pelos respetivos…

Ler Mais
Atualidade Produtor Paulo Branco distinguido com prémio mundial das artes Leonardo da Vinci

Produtor Paulo Branco distinguido com prémio mundial das artes Leonardo da Vinci

O produtor português Paulo Branco foi distinguido com o prémio mundial das artes Leonardo da Vinci, atribuído pelo Conselho Cultural Mundial, anunciou o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA). Em comunicado, o ICA sublinha que o galardão “vem reconhecer a dedicação do produtor português com novas visões de expressões cinematográficas e o seu compromisso…

Ler Mais
Atualidade Níveis muito elevados de pólenes a norte

Níveis muito elevados de pólenes a norte

Os pólenes estão em níveis muito elevados na zona norte do país, diminuindo a intensidade no centro e sul, segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC). Num boletim com a previsão para o período até 20 de junho, a SPAIC diz que os pólenes vão estar em níveis muito elevados nas regiões…

Ler Mais
Atualidade Militar português ferido com gravidade em acidente rodoviário na República Centro-Africana

Militar português ferido com gravidade em acidente rodoviário na República Centro-Africana

Um militar português ao serviço das Nações Unidas na República Centro-Africana (RCA) ficou hoje ferido com gravidade devido a um acidente de viação, informou o Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA). Em comunicado, o EMGFA informa que o militar, cuja família já foi avisada do acidente, sofreu um traumatismo grave nas duas pernas. O acidente…

Ler Mais
Atualidade Recenseamento automático quebrou obstáculos

Recenseamento automático quebrou obstáculos

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas destacou no Mindelo, em Cabo Verde, a importância do recenseamento automático que elevou de 300 mil para 1,5 milhões os cidadãos recenseados no estrangeiro e quebrou obstáculos à igualdade. José Luís Carneiro falava durante as cerimónias do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que decorrem…

Ler Mais
Atualidade Debatida “problemática” do diálogo entre património e agricultura em Beja

Debatida “problemática” do diálogo entre património e agricultura em Beja

A “problemática” do diálogo entre património e agricultura nos “novos fenómenos de (re)construção da paisagem rural” vai ser debatida numa sessão pública na quinta-feira, em Beja. Segundo a Direção Regional de Cultura do Alentejo, (DRCA), a organizadora, em parceria com outras entidades, a sessão vai decorrer a partir das 14:30, no auditório da Escola Superior…

Ler Mais
Atualidade PJ faz buscas em 18 câmaras do Norte e Centro

PJ faz buscas em 18 câmaras do Norte e Centro

A Polícia Judiciária (PJ) realizou hoje buscas em 18 câmaras municipais do Norte e Centro de Portugal relacionadas com um alegado esquema fraudulento de viciação de procedimentos de contratação pública, informou fonte policial. A operação, com o nome de código “Rota Final”, incluiu também buscas em entidades públicas e empresas, sendo realizadas pela Diretoria do…

Ler Mais
Atualidade Inquérito/CGD: Sócrates acusa Filipe Pinhal de “velhaca maledicência” e nega interferência no BCP

Inquérito/CGD: Sócrates acusa Filipe Pinhal de “velhaca maledicência” e nega interferência no BCP

O antigo primeiro-ministro José Sócrates acusou o ex-administrador do BCP Filipe Pinhal de ter deixado no parlamento sugestões de “pura e velhaca maledicência”, contrapondo que “nunca” conversou ou orientou o empresário José Berardo em qualquer investimento. “Nunca discuti, conversei ou orientei o senhor José Berardo em qualquer investimento. Nunca tive sequer conhecimento, fosse por quem…

Ler Mais
Atualidade António Costa considera barragem do Pisão “grande oportunidade” para o Alto Alentejo

António Costa considera barragem do Pisão “grande oportunidade” para o Alto Alentejo

O primeiro-ministro disse, em Santarém, que a construção da barragem do Pisão, no Crato, Portalegre, entretanto anunciada, constitui “uma grande oportunidade” para o distrito que “mais sofreu com o despovoamento” e “mais empobreceu” nas últimas décadas. Falando durante uma visita à Feira Nacional da Agricultura, que decorre até dia 16 no Centro Nacional de Exposições…

Ler Mais
Atualidade 10 de junho: desfile das Forças Armadas Portuguesas no Mindelo (Cabo Verde) encerram comemorações do 10 de junho

10 de junho: desfile das Forças Armadas Portuguesas no Mindelo (Cabo Verde) encerram comemorações do 10 de junho

Amanhã ainda haverá comemoraçãoes do 10 de junho, desta vez concentrados no Mindelo, na ilha de São Vicente, com um programa que inclui uma visita a uma exposição de arte contemporânea, um passeio a pé e um convívio com jovens desportistas na companhia do futebolista Eliseu, ex-jogador do Benfica, que integrou a seleção nacional campeã…

Ler Mais
Atualidade Instituto Politécnico da guarda promove Dia do Empreendedorismo & Emprego

Instituto Politécnico da guarda promove Dia do Empreendedorismo & Emprego

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai organizar, na quinta-feira, a partir das 11:00, no Auditório dos Serviços Centrais, o Dia do Empreendedorismo & Emprego. Segundo o IPG, do programa consta uma sessão de apresentação de resultados do Projeto PoliEntrepreneurship Innovation Network (PIN) e a realização do Concurso Regional do Poliempreende 2019, onde será feita…

Ler Mais
Atualidade Peregrinação das Crianças em Fátima

Peregrinação das Crianças em Fátima

O Santuário de Fátima acolhe, no domingo e na segunda-feira, mais uma Peregrinação das Crianças, com o lema “Façam aqui uma capela”. Segundo o Santuário de Fátima, a iniciativa “mobilizará as crianças de quase todas as dioceses em peregrinação à Cova da Iria”. Para a preparação da peregrinação foi promovida a “campanha de maio”, que…

Ler Mais
Atualidade Mais de 125 mil emigrantes portugueses votaram em eurodeputados dos países de residência

Mais de 125 mil emigrantes portugueses votaram em eurodeputados dos países de residência

A diretiva europeia relativa às eleições para o Parlamento Europeu determina que os cidadãos europeus residentes noutros Estados-Membros, podem optar os votar nos candidatos dos países onde residem. Os dados são da Administração Eleitoral Portuguesa e indicam 125.630 emigrantes portugueses que estavam aptos para votar nos candidatos portugueses ao Parlamento Europeu nas eleições de 26…

Ler Mais
Atualidade Repúblicas de Coimbra rejeitam ser tratadas pela universidade como parque temático

Repúblicas de Coimbra rejeitam ser tratadas pela universidade como parque temático

O Conselho das Repúblicas de Coimbra manifestou desagrado pelo “estado precário” da ligação à Universidade de Coimbra, sublinhando que estas casas de alojamento social estudantil não aceitam ser tratadas como um parque temático para turistas. Em nome de 25 Repúblicas coimbrãs, o Conselho acusa as “instituições públicas e governamentais de desinteresse e falta de apoios”,…

Ler Mais
Atualidade Câmara de Santiago do Cacém investe em caminhos rurais

Câmara de Santiago do Cacém investe em caminhos rurais

A Câmara de Santiago do Cacém (Setúbal) anunciou ter aprovado por unanimidade executar obras de pavimentação, com revestimento duplo, em 13 quilómetros de caminhos rurais do concelho, num investimento de 418 mil euros. Segundo o município, o projeto “é importantíssimo” e abrange caminhos rurais, atualmente feitos de terra batida, localizados em seis das oito freguesias…

Ler Mais
Atualidade DAPUNKSPORTIF atuam nos Sons à Sexta no Fundão

DAPUNKSPORTIF atuam nos Sons à Sexta no Fundão

A banda DAPUNKSPORTIF atua no dia 14, às 22:30, no auditório d’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, no âmbito da programação dos “Sons à Sexta”, foi anunciado pela Câmara do Fundão, entidade parceira do evento. “Os DAPUNKSPORTIF são um dos nomes mais reconhecidos do panorama rock nacional, com influências…

Ler Mais
Atualidade Portugal está “interessado e disponível” para reforçar capacidade submarina da NATO

Portugal está “interessado e disponível” para reforçar capacidade submarina da NATO

O ministro da Defesa Nacional destacou hoje que Portugal está “interessado e disponível” para reforçar a capacidade submarina da NATO, mas alertou que “não seria realista” para o país duplicar esforços, pedindo “coerência e complementaridade” com a defesa europeia. João Gomes Cravinho falava na abertura do colóquio “Portugal e a NATO – 70.º Aniversário da…

Ler Mais
Atualidade Especialista sustenta que EUA estavam dispostos a apoiar independência dos Açores em 1975

Especialista sustenta que EUA estavam dispostos a apoiar independência dos Açores em 1975

Os Estados Unidos estavam dispostos a apoiar a independência dos Açores em 1975 se Portugal derivasse para o comunismo, sustenta o especialista em relações internacionais Luís Andrade quando se assinala a grande manifestação contra o regime que vigorava em Lisboa. O docente universitário, estudioso da geopolítica e geoestratégia, declarou à agência Lusa que com base…

Ler Mais
Atualidade Governo tem disponíveis 33 meios aéreos dos 60 previstos de combate a incêndios florestais

Governo tem disponíveis 33 meios aéreos dos 60 previstos de combate a incêndios florestais

Dos 60 meios aéreos previstos de combate a incêndios florestais, há neste momento 33 disponíveis. O ministro da Defesa Nacional afirma que “dentro de dias” vão estar operacionais mais seis aeronaves, perfazendo um total de 39. João Gomes Cravinho garantiu ainda que existem condições para dar resposta às necessidades. “Neste preciso momento temos mais meios…

Ler Mais
Atualidade Estudo avança com medidas para eficiência energética para salvar rios

Estudo avança com medidas para eficiência energética para salvar rios

Portugal podia gastar menos um quarto da eletricidade que consome com aposta em meios, renovação tecnológica e mudança de comportamentos, defendem investigadores portugueses num estudo cujos resultados preliminares foram hoje divulgados. Coordenado por João Joanaz de Melo, professor de Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o estudo…

Ler Mais
Atualidade Arqueólogos detetam bairro islâmico onde pensavam estar ermida cristã de Cacela Velha

Arqueólogos detetam bairro islâmico onde pensavam estar ermida cristã de Cacela Velha

Os arqueólogos esperavam encontrar a primeira ermida construída em Cacela Velha, no Algarve, após a conquista cristã, mas os vestígios existentes no local pertenciam à necrópole cristã medieval e ao bairro islâmico que a antecedeu, disse uma investigadora. Cristina Garcia, da Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg), falou com a agência Lusa da campanha…

Ler Mais
Atualidade Portugal está de “braços abertos” para acolher comunidades portuguesas – Secretário de Estado das Comunidades

Portugal está de “braços abertos” para acolher comunidades portuguesas – Secretário de Estado das Comunidades

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, afirmou hoje que além de ser importante apoiar as comunidades portuguesas que vivem no estrangeiro é crucial mostrar-lhes que o país está de “braços abertos” para as acolher. “Tudo continuaremos a fazer (…) para que os portugueses se sintam bem integrados no estrangeiro, mas como…

Ler Mais
Atualidade Presidente da Câmara de Barcelos continua em prisão domiciliária mas em funções…

Presidente da Câmara de Barcelos continua em prisão domiciliária mas em funções…

O presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, vai manter-se em “plenas funções”, apesar de estar sujeito a prisão domiciliária no âmbito da operação “Teia”, disse hoje o advogado do autarca à Lusa. Segundo Nuno Cerejeira Namora, Costa Gomes não renuncia ao mandato “porque se considera inocente”. “Costa Gomes prefere estar detido em casa…

Ler Mais
Atualidade Viana do Castelo quer iniciar investigação astrofísica na serra d’Arga

Viana do Castelo quer iniciar investigação astrofísica na serra d’Arga

A Câmara de Viana do Castelo quer criar condições para que o observatório internacional em funcionamento na serra d’Arga, que se dedica ao estudo do cavalo garrano, possa vir, também, a desenvolver investigação astrofísica. O desafio foi hoje lançado pelo vereador do Ambiente e Biodiversidade, Ciência, Inovação e Conhecimento, Ricardo Carvalhido à comunidade científica reunida,…

Ler Mais
Atualidade Festa em Mértola celebra Dia da Criança

Festa em Mértola celebra Dia da Criança

A Câmara de Mértola, no distrito de Beja, vai promover, na segunda-feira, uma festa para crianças do concelho celebrarem o Dia da Criança com diversões, atividades de animação, um espetáculo e uma exposição. Segundo o município, a festa, destinada a crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico do concelho, vai decorrer a…

Ler Mais
Atualidade Câmara da Guarda participa na feira de logística de Munique

Câmara da Guarda participa na feira de logística de Munique

A Câmara Municipal da Guarda anunciou que vai participar, a partir de terça-feira, na feira de logística de Munique, na Alemanha, onde apresentará a Plataforma Logística. A autarquia apresentará a Plataforma Logística juntamente com os parceiros do projeto Cencyl RedeCidades, que também divulgarão as infraestruturas logísticas de Leixões, Figueira da Foz, Aveiro, Salamanca e Valladolid.…

Ler Mais
Atualidade Instituto de Socorros a Náufragos recebe veículos para ajudar no socorro às praias

Instituto de Socorros a Náufragos recebe veículos para ajudar no socorro às praias

O Instituto de Socorros a Náufragos recebeu, numa cerimónia nas instalações da Marinha, em Lisboa, 28 veículos todo-o-terreno para darem apoio às praias portuguesas durante a época balnear de 2019. A realizar-se pelo 9.º ano consecutivo, o projeto “SeaWatch” integra 28 viaturas Volkswagen Amarok adaptadas às necessidades do serviço de salvamento e equipadas, pela primeira…

Ler Mais
Atualidade António Guterres pede à Europa defesa mais vigorosa do multilateralismo

António Guterres pede à Europa defesa mais vigorosa do multilateralismo

O secretário-geral da ONU, António Guterres, apelou à Europa que defenda com mais vigor o multilateralismo, atualmente “debaixo de fogo”, garantindo que, pela sua parte, continuará a defender de forma apaixonada o pluralismo e a tolerância. Discursando em Aachen, Alemanha, após receber o prémio internacional Carlos Magno pela sua defesa do modelo europeu de sociedade,…

Ler Mais
Atualidade Conferências “Leituras a Sul” em seis localidades

Conferências “Leituras a Sul” em seis localidades

Seis localidades alentejanas vão acolher o IV Ciclo de Conferências “Leituras a Sul”, que arranca este sábado e termina a 23 de novembro, promovido pelo Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora. O ciclo, que se inclui nas atividades da RECOPA – Rede de Coleções Patrimoniais das Bibliotecas do Alentejo,…

Ler Mais
Atualidade Pequim responde a Washington com criação de lista negra de empresas estrangeiras

Pequim responde a Washington com criação de lista negra de empresas estrangeiras

O Governo chinês vai criar a sua própria lista negra de empresas estrangeiras “não fiáveis”, anunciou o Ministério do Comércio, em plena rivalidade comercial e tecnológica com os Estados Unidos. Este anúncio surge depois de o gigante das telecomunicações chinês Huawei ter sido colocado em meados deste mês por Washington numa lista de empresas suspeitas…

Ler Mais
Atualidade EUA impõem taxas alfandegárias ao México para travar imigrantes ilegais

EUA impõem taxas alfandegárias ao México para travar imigrantes ilegais

Os Estados Unidos vão impor, a partir de 10 de junho, “taxas alfandegárias de 5% sobre todos os bens provenientes do México”, enquanto imigrantes ilegais continuarem a atravessar a fronteira mexicana, anunciou o Presidente norte-americano. “As taxas alfandegárias vão aumentar progressivamente enquanto o problema da imigração clandestina não for resolvido. Nessa altura, as taxas alfandegárias…

Ler Mais
Atualidade Máximas até 35 graus este fim de semana

Máximas até 35 graus este fim de semana

O tempo quente vai manter-se durante o fim de semana com máximas até 35 graus, mas na segunda-feira as temperaturas vão baixar em todo o território entre 03 a 06 graus, segundo a meteorologista Maria João Frada. A especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disse hoje à Lusa que entre hoje…

Ler Mais
Atualidade Quatro helicópteros de combate a incêndios disponíveis a partir de hoje

Quatro helicópteros de combate a incêndios disponíveis a partir de hoje

Quatro helicópteros de combate a incêndios estão disponíveis a partir de hoje e outros 12 vão estar operacionais até segunda-feira, no âmbito das contratações por ajustes direitos feitos pelo Governo, anunciou o ministro da Administração Interna. “Hoje mesmo estarão em funcionamento mais quatro helicópteros, neste momento já está um Pernes [Santarém] e outro em Monchique…

Ler Mais
Atualidade Quatro dos oito arguidos da operação “Caixa de Pandora” em prisão preventiva

Quatro dos oito arguidos da operação “Caixa de Pandora” em prisão preventiva

Quatro dos oito arguidos da operação “Caixa de Pandora”, acusados de falsificar licenças para motoristas de plataformas eletrónicas, ficaram em prisão preventiva, disse hoje à Lusa uma fonte do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa. Os restantes quatro arguidos ficaram em liberdade, mas suspensos de funções e proibidos de contactar os demais. O interrogatório começou…

Ler Mais
Atualidade Fundação Portuguesa de Cardiologia promove rastreios cardiovasculares

Fundação Portuguesa de Cardiologia promove rastreios cardiovasculares

A Fundação Portuguesa de Cardiologia vai promover uma ação de rastreios cardiovasculares gratuitos, na quinta-feira, na Praça do Giraldo, em Évora, no encerramento das comemorações da iniciativa “Maio, Mês do Coração”. Segundo os promotores, os rastreios, que vão decorrer, entre as 10:00 e as 17:00, são realizados por equipas de enfermeiros e nutricionistas, que, além…

Ler Mais
Atualidade Hospitais privados portugueses e espanhóis assinam manifesto em Lisboa

Hospitais privados portugueses e espanhóis assinam manifesto em Lisboa

A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) e a Alianza de la Sanidad Privada Española (ASPE), estruturas representativas da hospitalização privada de Portugal e Espanha, dinamizam, na próxima quinta-feira, em Lisboa, a II Cimeira Ibérica de Hospitais Privados. Para além de aprofundar o diálogo entre as unidades privadas dos dois países e debater desafios e…

Ler Mais
Atualidade Gestantes de substituição apenas podem ser mães, familiares diretas ou amigas próximas

Gestantes de substituição apenas podem ser mães, familiares diretas ou amigas próximas

Apenas podem ser gestantes de substituição mulheres que já foram mães, familiares diretas ou uma amiga muito próxima da beneficiária, defendeu o Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, que apresentou hoje cinco alterações à lei da gestação de substituição. A lei deve impor laços familiares ou de afinidade para minimizar o risco de incumprimento do…

Ler Mais
Atualidade Cancelada ação do fisco de controlo a condutores

Cancelada ação do fisco de controlo a condutores

O secretário de Estados dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, ordenou hoje o cancelamento de uma ação de fiscalização conjunta da Autoridade Tributária e Aduaneira e da GNR a condutores em Alfena, Valongo, visando a cobrança de dívidas fiscais. A indicação deste cancelamento foi adiantada à Lusa por fonte oficial do Ministério das Finanças, que…

Ler Mais
Atualidade CDU elege segundo deputado para Parlamento Europeu

CDU elege segundo deputado para Parlamento Europeu

A CDU vai eleger um segundo deputado ao Parlamento Europeu, concluiu hoje a secretaria-geral do Ministério da Administração Interna, numa altura em que o escrutínio no território nacional estava fechado e faltava apurar apenas sete consulados no estrangeiro. De acordo com a secretaria-geral daquele ministério, o PS obtém nove mandatos, o PSD seis, o BE…

Ler Mais
Atualidade Aldeia da Serra da Estrela recebe projeto de intervenção artística

Aldeia da Serra da Estrela recebe projeto de intervenção artística

Docentes, investigadores e estudantes de pós-graduação do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro iniciam um projeto de intervenção artística na aldeia de Sabugueiro, na Serra da Estrela, concelho de Seia. Segundo a organização, entre hoje e sexta-feira, os participantes desenvolvem um projeto de intervenção artística em comunidade, a partir de atividades implementadas…

Ler Mais
Atualidade PAN elege eurodeputado pela primeira vez

PAN elege eurodeputado pela primeira vez

O partido Pessoas-Animais-Natureza elegeu um eurodeputado pela primeira vez, Francisco Guerreiro, nas eleições de domingo, quando estavam apurados os resultados em 3.085 de 3.092 freguesias e em 90 dos 100 consulados. Pelas 00:00, o PAN tinha 5,06% dos votos e o PS continuava em primeiro lugar com 33,36% dos votos e seis eurodeputados eleitos, segundo…

Ler Mais
Atualidade PS à frente, BE e PAN festejam, às 22:25

PS à frente, BE e PAN festejam, às 22:25

O Partido Socialista era hoje, pelas 22:25, o partido mais votado nas europeias, com 33,81% dos votos e quatro eurodeputados eleitos, segundo dados oficiais da Secretaria-geral do Ministério da Administração Interna. Em segundo lugar estava, à mesma hora, o Partido Social Democrata, com 22,71% dos votos e dois eurodeputados eleitos. O Bloco de Esquerda tinha…

Ler Mais
Atualidade Abstenção de 76,63 até às 16 horas

Abstenção de 76,63 até às 16 horas

As eleições para o Parlamento Europeu, que decorrem desde as 08:00 de hoje em Portugal, registaram uma afluência às urnas de 23,37% até às 16:00, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna. A percentagem de afluência deste ano é inferior à das últimas eleições para o Parlamento Europeu, realizadas em maio de 2014,…

Ler Mais
Atualidade Guarda combate vespa das galhas do castanheiro

Guarda combate vespa das galhas do castanheiro

O município da Guarda realizou estasemana, na freguesia de Videmonte, as últimas largadas contra a vespa das galhas do castanheiro, no âmbito de uma ação que tem a colaboração da RefCast – Associação Portuguesa da Castanha. Segundo a autarquia, a luta biológica contra a vespa das galhas do castanheiro – uma praga com elevado nível…

Ler Mais
Atualidade Afluência às urnas de 11,56% até ao meio-dia

Afluência às urnas de 11,56% até ao meio-dia

As eleições para o Parlamento Europeu que decorrem desde as 08:00 de hoje em Portugal registaram uma afluência às urnas de 11,56% até às 12:00, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna. A percentagem de afluência deste ano é inferior à das últimas eleições para o Parlamento Europeu, realizadas em 2014, que, à…

Ler Mais
Atualidade O primeiro voo de um helicóptero aconteceu a 24 de maio de 1940

O primeiro voo de um helicóptero aconteceu a 24 de maio de 1940

O primeiro voo bem-sucedido de um helicóptero mono motor foi realizado por Igor Sikorski a 24 de Maio de 1940. A primeira ideia pouco prática de um helicóptero foi concebida por Leonardo da Vinci no Século XV, mas esquecida até a invenção do avião no século XX. Vários inventores abriram caminho para este tipo de aeronave. No início da década de 40,  Igor Sikorsky esteve na…

Ler Mais
Atualidade DECO aconselha: Se tem um Huawei “não tome decisões precipitadas”

DECO aconselha: Se tem um Huawei “não tome decisões precipitadas”

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) recomenda que os portugueses que têm um telemóvel da marca chinesa Huawei aguardem por mais desenvolvimentos e não sejam precipitados antes de tomarem qualquer decisão relativamente aos seus aparelhos. “O caso que tem dominado esta semana já sofreu várias evoluções. Por isso, aconselhamos os consumidores a aguardarem por mais desenvolvimentos…

Ler Mais
Atualidade “Oeiras Valley” quer atrair mais investimento de negócios, ciência e tecnologia

“Oeiras Valley” quer atrair mais investimento de negócios, ciência e tecnologia

A criação de um “ecossistema único para negócios, ciência e tecnologia” é o objetivo do programa “Oeiras Valley”, lançado hoje oficialmente pelo município, que deverá constituir uma agência municipal para concretizar a ambição no terreno. “Tenho vindo a defender, há largos anos, a ideia de que Oeiras reúne todas as condições para ser uma espécie…

Ler Mais
Atualidade Conselheiros portugueses lamentam resposta ineficaz ao aumento de eleitores no estrangeiro

Conselheiros portugueses lamentam resposta ineficaz ao aumento de eleitores no estrangeiro

O Conselho Regional da Europa (CRE) do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) lamentou a falta de resposta ao aumento substancial de eleitores portugueses no estrangeiro, que votam sábado e domingo nas europeias. Em dezembro passado, o recenseamento automático para os portugueses residentes no estrangeiro, previsto na nova lei eleitoral, aumentou o número de eleitores de…

Ler Mais
Atualidade Neste dia aconteceu – 23 de maio

Neste dia aconteceu – 23 de maio

Principais acontecimentos registados no dia 23 de maio, Dia Mundial da Tartaruga e Dia Nacional da Segurança Infantil e ainda a estreia de Eusébio pelo Benfica contra o Atlético em 1961 1179 – O Papa Alexandre III reconhece a soberania de D. Afonso Henriques, com a bula “Manifestis Probatus”. 1905 – Fundação do Museu Nacional…

Ler Mais
Atualidade Portugal faz hoje 840 anos

Portugal faz hoje 840 anos

A 23 de Maio de 1179, o Papa Alexandre III emitiu a Bula Papal Manifestis Probatum reconhecendo Portugal como Estado de Direito, Livre e Independente e Afonso Henriques como primeiro Rei de Portugal. Numa época em que a Igreja Católica assumia o papel de vanguarda do conhecimento, guardiã da civilização e autoridade suprema acima do…

Ler Mais
Atualidade PSD critica falta de “condições mínimas” para emigrantes votarem

PSD critica falta de “condições mínimas” para emigrantes votarem

O deputado social-democrata pelo círculo da Europa, Carlos Gonçalves, disse hoje que não há “condições mínimas” para uma “larga maioria” dos emigrantes votar nas eleições europeias de domingo, receando grandes níveis de “abstenção técnica”. “Independentemente de sabermos que a abstenção ia ser elevada […] arriscamo-nos a ter uma abstenção técnica porque não estão criadas as…

Ler Mais
Atualidade Turismo do Centro homenageou personalidades e instituições da região

Turismo do Centro homenageou personalidades e instituições da região

O Turismo do Centro homenageou em Castelo Branco personalidades e instituições que têm contribuído para “o desenvolvimento e notoriedade” do turismo na região, oferecendo-lhes uma peça em vidro, produzida manualmente na Marinha Grande. A homenagem e entrega dos galardões decorreu durante o jantar oficial do 6.º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que decorre até…

Ler Mais
Atualidade Há 21 anos Lisboa inaugurava a Expo98

Há 21 anos Lisboa inaugurava a Expo98

Hoje o Parque das Nações ainda tem elementos que recordam a Expo’98. Quem não se recorda dos ‘vulcões’, o Oceanário, o Pavilhão de Portugal, os jardins e a figura do Gil, o mascote da Exposição Mundial de Lisboa de 1998?! A Expo’98 decorreu em Lisboa de 22 de maio a 30 de setembro de 1998…

Ler Mais
Atualidade As profissões que não exigem curso superior e pagam bons salários

As profissões que não exigem curso superior e pagam bons salários

Há carreiras onde a licenciatura não é determinante e os salários são cada vez mais competitivos. Atualmente, são várias as empresas que, perante a falta de profissionais no mercado com as qualificações necessárias, optam por contratar perfis sem formação superior e qualificá-los internamente. De acordo com o jornal Expresso, tendo como referência a remuneração média…

Ler Mais
Atualidade Tem um telemóvel Huawei. Que fazer agora?

Tem um telemóvel Huawei. Que fazer agora?

Os EUA estão numa cruzada contra a Huawei e os seus produtos. Justificando as suas ações pelo receio de roubo de informação, ainda que até agora não tenham conseguido encontrar qualquer ação que o comprove. A posição mais forte veio na passada semana com um embargo aos produtos chineses, algo que era já esperado. Como…

Ler Mais