Atualidade A “rainha das romarias” voltou a juntar milhares de visitantes na comemoração dos sessenta anos da construção do ex-líbris religioso de Viana

A “rainha das romarias” voltou a juntar milhares de visitantes na comemoração dos sessenta anos da construção do ex-líbris religioso de Viana

A festa ou romaria de Nª Srª da Agonia prolongou-se por cinco dias com quatro noites de fogo-de-artifício, o cortejo histórico-etnográfico, a procissão solene em honra de Nossa Senhora d’Agonia, e a tradicional procissão ao mar e ao rio e as ruas enfeitadas com sal cobertas com cerca 15 toneladas de sal, tingido de amarelo…

Ler Mais
Atualidade Bebé que perdeu os pais num acidente em França deve regressar a Portugal “nos próximos dias”

Bebé que perdeu os pais num acidente em França deve regressar a Portugal “nos próximos dias”

A criança de 15 meses que sobreviveu ao acidente que vitimou os pais portugueses em França continua internada no Hospital de Tours, mas deverá regressar à família em Portugal “nos próximos dias”, informou hoje fonte governamental. “É possível confirmar que a criança se encontra bem e que será transferida para cuidados que exigem menor preocupação…

Ler Mais
Atualidade Militares das Forças Armadas fizeram 161 transportes desde segunda-feira

Militares das Forças Armadas fizeram 161 transportes desde segunda-feira

Os militares dos três ramos das Forças Armadas fizeram 161 transportes durante a greve dos motoristas de materiais perigosos, tendo transportado mais de cinco milhões de litros de combustível, foi hoje anunciado. O primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, estiveram hoje no Comando Conjunto para as Operações Militares, no…

Ler Mais
Atualidade Crise energética acaba hoje às 24:00

Crise energética acaba hoje às 24:00

O primeiro-ministro, António Costa anunciou esta manhã o fim da crise energética às 24 horas de hoje, após uma reunião na entidade para o setor energético em Lisboa. António Costa adiantou que será realizado um Conselho de Ministro eletrónico às 09:00 de hoje para declarar o fim da crise energética, acionado na sequência da greve…

Ler Mais
Atualidade O futuro deste planeta “ameaçado” vai ser debatido em Lisboa porque “as soluções são urgentes”

O futuro deste planeta “ameaçado” vai ser debatido em Lisboa porque “as soluções são urgentes”

O futuro do planeta Terra vai estar em debate a 14 e 15 de setembro, em Lisboa, com a participação de especialistas como a portuguesa Catarina de Albuquerque, CEO da ‘Sanitation and Water for All’ (Saneamento e Água para Todos), uma parceria global das Nações Unidas, o ecologista Carl Safina, o ex-secretário de Estado norte-americano…

Ler Mais
Atualidade Operador de trotinetes deixa Coimbra seis meses depois de ali se ter instalado

Operador de trotinetes deixa Coimbra seis meses depois de ali se ter instalado

Uma das duas operadoras de trotinetes elétricas partilhadas em atividade em Coimbra vai “interromper a circulação” na cidade. “A Lime, plataforma líder em mobilidade sustentável”, vai “interromper a circulação em Coimbra”, anunciou a empresa, que foi a primeira a chegar a Coimbra, no início de março deste ano. A marca vai “avaliar a estratégia de…

Ler Mais
Atualidade Não há acordo. Greve continua

Não há acordo. Greve continua

O ministro das Infraestruturas disse hoje que persiste o desacordo entre a Antram e o sindicato dos motoristas de matérias perigosas, após ter estado reunido durante cerca de 10 horas com os representantes sindicais. Em consequência da falta de acordo, “a greve continua”, admitiu Pedro Nuno Santos. O ministro disse que na reunião, realizada no…

Ler Mais
Atualidade Serviços mínimos cumpridos e trabalhadores “firmes” na luta em Sines

Serviços mínimos cumpridos e trabalhadores “firmes” na luta em Sines

Os motoristas de matérias perigosas “continuam firmes” e “a cumprir os serviços mínimos” na refinaria da Petrogal em Sines (Setúbal), disse hoje o coordenador do sul do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP). Ao quinto dia da greve, convocada por tempo indeterminado pelo SNMMP, os motoristas “continuam decididos até que as coisas mudem”,…

Ler Mais
Atualidade GNR e PSP conduziram 127 camiões de combustível entre segunda e quinta-feira

GNR e PSP conduziram 127 camiões de combustível entre segunda e quinta-feira

A GNR e a PSP asseguraram, entre segunda e quinta-feira, o transporte de combustível em 127 camiões-cisterna no âmbito da situação de alerta declarada pelo Governo devido à greve dos motoristas. Segundo um comunicado do Ministério da Administração Interna (MAI), estes veículos pesados de transporte de mercadorias perigosas tiveram como destino as regiões de Lisboa,…

Ler Mais
Atualidade Acordo entre Fectrans e Antram

Acordo entre Fectrans e Antram

A Antram e a Fectrans assinaram um acordo relativo ao contrato coletivo de trabalho numa reunião no Ministério das Infraestruturas e da Habitação, em Lisboa. José Manuel Oliveira, coordenador nacional da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), afeta à CGTP, considerou que o acordo resolve algumas das “questões nucleares” dos trabalhadores, prevendo aumentos…

Ler Mais
Atualidade Nenhum trabalhador está detido

Nenhum trabalhador está detido

A GNR esclareceu hoje que nenhum motorista em greve está detido e que quatro trabalhadores apresentaram-se “voluntariamente” para cumprir o serviço, depois de terem sido notificados de que não comparecerem no local de trabalho constituía crime de desobediência. “A Guarda Nacional Republicana vem esclarecer que foram quatro trabalhadores notificados de que a sua não comparência…

Ler Mais
Atualidade Várias pessoas e empresas acusadas de exploração de imigrantes ilegais no Alentejo

Várias pessoas e empresas acusadas de exploração de imigrantes ilegais no Alentejo

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra vários cidadãos estrangeiros, cinco deles em prisão preventiva, e empresas por exploração laboral de dezenas de imigrantes ilegais em propriedades agrícolas do Alentejo, foi hoje anunciado. A acusação foi divulgada através de um comunicado publicado na página da Internet do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de…

Ler Mais
Atualidade Ministro do Ambiente diz que houve incumprimento de requisição civil no transporte para aeroporto de Faro

Ministro do Ambiente diz que houve incumprimento de requisição civil no transporte para aeroporto de Faro

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, disse hoje que nenhum dos seis motoristas que deviam ter feito transportes para o aeroporto de Faro compareceu ao trabalho, sendo um incumprimento “inequívoco” da requisição civil. Matos Fernandes afirmou ainda, em conferência de imprensa no Ministério do Ambiente, em Lisboa, que seis elementos da GNR estão…

Ler Mais
Atualidade Agustina Bessa-Luís dá nome avião da TAP

Agustina Bessa-Luís dá nome avião da TAP

A TAP batizou um dos seus novos Airbus A320neo com o nome de Agustina Bessa-Luís, em homenagem à que é considerada uma das maiores escritoras do mundo literário português contemporâneo, informou a companhia aérea portuguesa. A pintura do nome na aeronave, com a matrícula CS-TVB, que integra a frota do médio curso da TAP, realizou-se…

Ler Mais
Atualidade Estados Unidos adiam tarifas previstas para vários produtos chineses

Estados Unidos adiam tarifas previstas para vários produtos chineses

O Governo norte-americano anunciou hoje um adiamento para dezembro das taxas alfandegárias de 10% para alguns produtos chineses que estavam previstas para o início de setembro. Em comunicado, os serviços do representante norte-americano para o Comércio Externo, Robert Lighthizer, indicaram que as taxas suplementares de 10% que Washington vai impor a alguns produtos chineses, incluindo…

Ler Mais
Atualidade Câmara de Amares atribui “medalha de ouro” a António Variações

Câmara de Amares atribui “medalha de ouro” a António Variações

A Câmara de Amares, no distrito de Braga, decidiu atribuir, a título póstumo, a medalha municipal de mérito, grau ouro, a António Variações, um cantor natural da freguesia de Fiscal, naquele concelho. A proposta, assinada pelo vereador da Cultura e aprovada por unanimidade, refere que António Variações “orgulha e envaidece” o concelho, “projecta” o município…

Ler Mais
Atualidade Antram diz que abastecimento a hospitais está em risco em menos de 24 horas

Antram diz que abastecimento a hospitais está em risco em menos de 24 horas

Os abastecimentos a hospitais das zonas de Lisboa, Leiria e Coimbra “ficam, nas próximas 24 horas, seriamente comprometidos”, disse hoje o advogado da associação patronal Antram à Lusa. Segundo um comunicado enviado pelo advogado da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (Antram), André Matias de Almeida, os serviços mínimos foram “novamente incumpridos esta…

Ler Mais
Atualidade Inquilinos e proprietários insatisfeitos com lei que proíbe assédio no arrendamento

Inquilinos e proprietários insatisfeitos com lei que proíbe assédio no arrendamento

Seis meses após a entrada em vigor da lei que proíbe e pune o assédio no arrendamento, inquilinos sentem que “continua a haver uma pressão muito grande” para rescisão de contratos, enquanto proprietários contestam o “carácter unilateral” da legislação. “Há muitos casos de assédio de inquilinos a proprietários e, sobre isso, a lei nem sequer…

Ler Mais
Atualidade Bispo rejeita pretensões de movimento que queria reintegração de padre de Abrantes condenado

Bispo rejeita pretensões de movimento que queria reintegração de padre de Abrantes condenado

A Diocese de Portalegre-Castelo Branco rejeitou as pretensões de um grupo de cidadãos de Abrantes que tinha apelado à reintegração do padre José da Graça, dispensado de funções depois de condenado em tribunal por burla e falsificação de documentos. Em comunicado publicado na página ‘online’ da Diocese, onde dá conta de ter recebido em audiência…

Ler Mais
Atualidade Sabóia recebe feira e festival do medronho

Sabóia recebe feira e festival do medronho

A aldeia de Sabóia, no interior do concelho de Odemira, distrito de Beja, recebe, entre quinta-feira e sábado, o quarto Festival do Medronho e a Feira das Atividades Culturais e Económicas (FACES), divulgou o município. Para sábado está prevista uma “Formação do projeto Inov@sfileiras – Instalação e desenvolvimento de um pomar de medronheiro”. A FACES…

Ler Mais
Atualidade Quase 500 postos sem combustíveis mas sem grande confusão em dia marcado por acusações entre a ANTRAM e o sindicato

Quase 500 postos sem combustíveis mas sem grande confusão em dia marcado por acusações entre a ANTRAM e o sindicato

Quase 500 postos estão hoje sem combustíveis, no primeiro dia de greve dos motoristas de matérias perigosas, mas a situação está a decorrer com normalidade, registando-se, no entanto, acusações entre a associação de empresas e sindicato. Logo pelas 07:00, o porta-voz dos motoristas, Pardal Henriques, acusou a associação de transportadores de mercadorias ANTRAM de ter…

Ler Mais
Atualidade Sindicato dos motoristas de mercadorias garante que vai cumprir serviços mínimos

Sindicato dos motoristas de mercadorias garante que vai cumprir serviços mínimos

O Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM) garantiu que vai cumprir os serviços mínimos, apesar de “ainda não saberem quais são” porque as empresas não os comunicaram, disse hoje o presidente, Jorge Cordeiro, à Lusa. O presidente do SIMM reiterou que, tal como já tinham anunciado, “os serviços mínimos vão ser cumpridos” pelos trabalhadores…

Ler Mais
Atualidade Deputado nos EUA há 30 anos, António Cabral ainda conta com apoio dos emigrantes

Deputado nos EUA há 30 anos, António Cabral ainda conta com apoio dos emigrantes

O deputado açoriano da Câmara dos Representantes de Massachusetts, António Cabral, diz-se “americano em todos os sentidos”, mas com laços “extremamente importantes” à comunidade portuguesa imigrante nos Estados Unidos. António Cabral nasceu nos Açores e mudou-se com a família para os Estados Unidos nos tempos da adolescência, há 50 anos. Em 1990 foi eleito pela…

Ler Mais
Atualidade Sindicatos confirmam greve por tempo indeterminado a partir de segunda-feira

Sindicatos confirmam greve por tempo indeterminado a partir de segunda-feira

O Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM) e o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) decidiram hoje manter a greve com início na segunda-feira, por tempo indeterminado, após a realização de um plenário conjunto. “A greve é para avançar, por tempo indeterminado”, afirmou aos jornalistas o presidente do SIMM, Jorge Cordeiro, após…

Ler Mais
Atualidade Governo “tem direito a fixar serviços mínimos indispensáveis” diz conselho consultivo da Procuradoria Geral da República

Governo “tem direito a fixar serviços mínimos indispensáveis” diz conselho consultivo da Procuradoria Geral da República

O conselho consultivo da Procuradoria Geral da República considera, no parecer sobre a greve dos motoristas de matérias perigosas, que o governo “tem direito a fixar serviços mínimos indispensáveis” para satisfazer “necessidades sociais impreteríveis”. No documento, distribuído na conferência de imprensa do conselho de ministros, é dito que no caso de uma greve que “afete…

Ler Mais
Atualidade Veículos ligeiros podem abastecer 25 litros e pesados 100 em postos fora da Rede de Emergência de Postos de Abastecimento

Veículos ligeiros podem abastecer 25 litros e pesados 100 em postos fora da Rede de Emergência de Postos de Abastecimento

O Governo anunciou hoje que os veículos ligeiros só podem abastecer no máximo 25 litros de combustível e os pesados 100 litros, durante a greve de motoristas, em postos que não pertencem à Rede de Emergência de Postos de Abastecimento (REPA). Numa conferência de imprensa em Lisboa, o ministro do Ambiente e da Transição Energética,…

Ler Mais
Atualidade Reforço médico de verão no Algarve é insuficiente mas não compromete serviços

Reforço médico de verão no Algarve é insuficiente mas não compromete serviços

O número de médicos que se candidataram ao reforço de verão nos hospitais algarvios é “pouco significativo”, mas não compromete a realização das escalas de serviço, assegurou hoje o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve. Em declarações à Lusa, Paulo Morgado referiu que até agora apenas três das candidaturas ao programa de…

Ler Mais
Atualidade Atenção: Fisco alerta contribuintes para emails fraudulentos

Atenção: Fisco alerta contribuintes para emails fraudulentos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a existência de mensagens de correio eletrónicas fraudulentas que usam o endereço “portal das finanças” e pede aos contribuintes para não abrirem o ‘link’ que é sugerido. “A Autoridade Tributária e Aduaneira tem conhecimento de que alguns contribuintes têm recebido mensagens de correio eletrónico provenientes do endereço…

Ler Mais
Atualidade “Não se chamam polícias para conduzir camiões, ainda mais com matérias perigosas, isso não aceitamos” afirma o presidente da Associação dos Profissionais da Guarda

“Não se chamam polícias para conduzir camiões, ainda mais com matérias perigosas, isso não aceitamos” afirma o presidente da Associação dos Profissionais da Guarda

Os Profissionais da Guarda vão enviar um ofício ao Governo manifestando o descontentamento pelo facto da GNR ter sido chamada aos serviços mínimos da greve dos motoristas para a condução dos camiões de matérias perigosas. “Certamente vamos enviar um ofício ao Governo a mostrar a nossa posição. Em primeiro lugar a questão nem está em…

Ler Mais
Atualidade Número de alunos estrangeiros no ensino superior cresceu 48% nos últimos quatro anos

Número de alunos estrangeiros no ensino superior cresceu 48% nos últimos quatro anos

O número de estudantes estrangeiros no ensino superior aumentou cerca de 48% nos últimos quatro anos, anunciou o Gabinete do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Atualmente existem cerca de 50 mil alunos estrangeiros no ensino superior, que representam agora 13% do total de estudantes, pode ler-se no comunicado. Por outro lado, assinala-se que…

Ler Mais
Atualidade Ministério da Saúde diz que foram seguidos os procedimentos adequados no caso do bebé que morreu no Amadora-Sintra

Ministério da Saúde diz que foram seguidos os procedimentos adequados no caso do bebé que morreu no Amadora-Sintra

O Ministério da Saúde considera que “foram seguidos todos os procedimentos de cuidados de saúde adequados” no caso do bebé que morreu no Amadora-Sintra depois de a mãe ter sido transferida de Faro. “O Ministério da Saúde tem estado a acompanhar a situação e teve conhecimento, junto dos hospitais, de que foram seguidos todos os…

Ler Mais
Atualidade Presidente da República inicia hoje visita oficial à Alemanha para consolidar relações bilaterais

Presidente da República inicia hoje visita oficial à Alemanha para consolidar relações bilaterais

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inicia hoje uma visita oficial a Berlim e a Rostock, Alemanha, a convite do seu homólogo, Frank-Walter Steinmeier, visando consolidar as relações entre os dois países. De acordo com o programa, o chefe de Estado participa hoje na inauguração da exposição “Entre a Imaginação e a Memória”,…

Ler Mais
Atualidade Há reservas de combustíveis para mais de dois meses afirma ministro da Administração Interna

Há reservas de combustíveis para mais de dois meses afirma ministro da Administração Interna

O ministro da Administração Interna revelou hoje que “há reservas de combustível acumulados para mais de dois meses” e que está a ser preparado o planeamento para salvaguardar o abastecimento, em caso de greve dos motoristas. “Não há nenhum problema de reservas de combustível. A segundo a entidade nacional do setor energético diz-nos que temos…

Ler Mais
Atualidade Chuva regressa esta quarta-feira às regiões do litoral e interior norte e centro de Portugal continental

Chuva regressa esta quarta-feira às regiões do litoral e interior norte e centro de Portugal continental

A chuva regressa na quarta-feira às regiões do litoral e interior norte e centro de Portugal continental, onde se espera também uma pequena descida da temperatura máxima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com a página do IPMA, é esperado para quarta-feira um aumento da nebulosidade, com possibilidade de…

Ler Mais
Atualidade Reparados caminhos rurais em Moura

Reparados caminhos rurais em Moura

A Câmara de Moura, no distrito de Beja, está a realizar trabalhos de reparação de caminhos rurais e agrícolas no concelho. As intervenções consistem na avaliação do estado de conservação das vias, localizadas na área geográfica do concelho, limpeza de bermas, abertura de valetas e aplicação, rega e compactação de “tout venant”. O município destaca…

Ler Mais
Atualidade Alargado apoio ao empreendedorismo em Odemira

Alargado apoio ao empreendedorismo em Odemira

A Câmara de Odemira, no distrito de Beja, anunciou que a abrangência territorial do Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego foi alargada a toda a faixa central e interior do concelho. A iniciativa de alargar o programa “Odemira Empreende” visa a promoção do desenvolvimento económico e da coesão territorial, através de medidas para dinamizar e…

Ler Mais
Atualidade Presidente da República inicia quarta-feira visita oficial à Alemanha para consolidar relações bilaterais

Presidente da República inicia quarta-feira visita oficial à Alemanha para consolidar relações bilaterais

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inicia quarta-feira uma visita oficial a Berlim e a Rostock, a convite do seu homólogo, Frank-Walter Steinmeier, visando consolidar as relações entre os dois países. Segundo a Presidência da República, “esta visita pretende consolidar as relações bilaterais entre Portugal e a Alemanha, dando continuidade ao nível de…

Ler Mais
Atualidade Já retirámos das filas para tratar do Cartão de Cidadão 30 mil pessoas diz ministra da Modernização Administrativa

Já retirámos das filas para tratar do Cartão de Cidadão 30 mil pessoas diz ministra da Modernização Administrativa

A ministra da Modernização Administrativa disse à Lusa que as medidas implementadas retiraram das filas para o Cartão de Cidadão “cerca de 30 mil pessoas” e que a Loja do Cidadão de Picoas deverá abrir este mês. “Com as medidas que lançámos, por um lado, de podermos tratar do Cartão de Cidadão nestes Espaços [do…

Ler Mais
Atualidade Médico de Leiria alerta para confusão entre miocardites e enfartes

Médico de Leiria alerta para confusão entre miocardites e enfartes

A investigação do cardiologista Fernando Sá, do hospital de Leiria, concluiu que há casos de doentes diagnosticados com enfartes do miocárdio, quando afinal sofreram uma miocardite. O especialista, que venceu o “Prémio de Investigação Centro Hospitalar de Leiria 19 – José Ribeiro Vieira”, explicou à agência Lusa que o trabalho incidiu essencialmente sobre doentes com…

Ler Mais
Atualidade Trabalhadores dos Parques de Sintra iniciam na segunda-feira greve de dois dias

Trabalhadores dos Parques de Sintra iniciam na segunda-feira greve de dois dias

Os trabalhadores da Parques de Sintra-Monte da Lua (PSML) vão iniciar na segunda-feira uma greve de dois dias para reivindicar aumentos salariais e a integração de precários. A ação de protesto é convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas e Afins (STAL) e inicia-se na segunda-feira, pelas 09:00, com…

Ler Mais
Atualidade Hospital de Beja pioneiro no sul do país em técnica que trata problema cardíaco

Hospital de Beja pioneiro no sul do país em técnica que trata problema cardíaco

O hospital de Beja realizou a primeira ablação de fibrilhação auricular pela técnica de crioablação no sul de Portugal, tornando-se “pioneiro” na região no procedimento “minimamente invasivo” para corrigir esta perturbação do ritmo cardíaco, foi anunciado. Em comunicado, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) informa que o seu Serviço de Cardiologia, situado…

Ler Mais
Atualidade Sistema para combater abandonos de animais de companhia entra em funcionamento em outubro

Sistema para combater abandonos de animais de companhia entra em funcionamento em outubro

O Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC) vai entrar em funcionamento em outubro, anunciou o Governo, sublinhando a importância da ferramenta no combate aos abandonos e na responsabilização dos donos. O anúncio foi feito esta tarde pelo secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, durante uma cerimónia para a Concessão de…

Ler Mais
Atualidade Indústria farmacêutica pede serviços mínimos para distribuição de medicamentos

Indústria farmacêutica pede serviços mínimos para distribuição de medicamentos

A indústria farmacêutica solicitou hoje ao Governo que inclua a distribuição de medicamentos nos hospitais e farmácias e a assistência técnica a equipamentos de análises clínica nos serviços mínimos decretados para a greve dos transportes de matérias perigosas. “Esta medida torna-se premente, sob pena de ser criada uma grave situação de saúde pública, durante o…

Ler Mais
Atualidade “Viagens com História” regressam a Viseu

“Viagens com História” regressam a Viseu

As “Viagens com História” regressam na quarta-feira a Viseu, com um espetáculo de rua dedicado à “primavera viseense”, um dos períodos áureos da história da cidade, durante o qual esteve na vanguarda do conhecimento, da arte e da arquitetura. “Tudo porque o destino bafejou-nos com a sorte de, no século XVI, terem vivido na cidade…

Ler Mais
Atualidade Operação “Passageiros em Segurança” fiscalizou 2.154 veículos e detetou 449 infrações

Operação “Passageiros em Segurança” fiscalizou 2.154 veículos e detetou 449 infrações

A GNR fiscalizou, entre os dias 22 e 28, um total de 2.154 veículos de transporte de passageiros, tendo elaborado 449 contraordenação, incluindo 16 por condução de veículos pesados de passageiros sem carta de qualificação de motorista. Segundo adianta a GNR, a operação de fiscalização foi direcionada para veículos pesados de passageiros e veículos afetos…

Ler Mais
Atualidade PSD exige “explicações públicas, cabais e integrais” sobre “balbúrdia” no MAI

PSD exige “explicações públicas, cabais e integrais” sobre “balbúrdia” no MAI

O PSD exigiu hoje ao ministro da Administração Interna “explicações públicas, cabais e integrais” face à “balbúrdia que reina” no ministério que tutela e que, considerou, “revela uma promiscuidade enorme” entre o aparelho do PS e o Estado. O deputado do PSD Carlos Peixoto considerou que “aquilo que deve ser evidenciado neste momento é a…

Ler Mais
Atualidade II Feira do Livro ao Ar Livre na Mêda

II Feira do Livro ao Ar Livre na Mêda

A Câmara Municipal de Mêda, no distrito da Guarda, vai organizar, entre sábado e o dia 11 de agosto, no Parque Municipal da cidade, a II Feira do Livro ao Ar Livre. Segundo a autarquia, o programa do evento que pretende divulgar o livro junto da população também inclui espetáculos e exposições, com destaque para…

Ler Mais
Atualidade Festival Praça das Origens em Gouveia

Festival Praça das Origens em Gouveia

O Grupo Escola Velha – Teatro de Gouveia vai promover, entre sexta-feira e domingo, mais uma edição do Festival Praça das Origens, que inclui animação, gastronomia, artesanato e produtos regionais, entre outras atividades. Segundo a organização, o festival, que “é sinónimo de tradição, mas também de inovação”, destaca este ano espetáculos do grupo Fado em…

Ler Mais
Atualidade Alunos de colégios são principais “clientes” dos bancos de manuais escolares

Alunos de colégios são principais “clientes” dos bancos de manuais escolares

Os alunos dos colégios privados tornaram-se nos principais utilizadores dos últimos bancos de livros, criados durante a crise económica, que têm desaparecido com o alargamento do programa estatal de distribuição gratuita de manuais, segundo os promotores da iniciativa. O movimento pela reutilização nasceu no verão de 2011 e, em apenas quatro anos, surgiram mais de…

Ler Mais
Atualidade Proteção de mulheres vítimas de violência doméstica une Portugal e Espanha

Proteção de mulheres vítimas de violência doméstica une Portugal e Espanha

Um projeto destinado a melhorar a proteção de mulheres vítimas de violência doméstica em espaços transfronteiriços em Portugal e Espanha tem viabilizado formações sobre o acompanhamento profissional ou campanhas em escolas, pretendendo-se criar uma rede para combater este crime. Em declarações à agência Lusa, Alexandra Silva, da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM),…

Ler Mais
Atualidade Ministro diz que “todos” devem estar preparados para os transtornos da greve dos motoristas

Ministro diz que “todos” devem estar preparados para os transtornos da greve dos motoristas

O ministro Adjunto e da Economia disse que “todos” devem estar preparados para os “transtornos” da greve dos motoristas de mercadorias, marcada para 12 de agosto, sobretudo porque decorrerá num período de férias e de incêndios. “Temos todos de preparar-nos para a ocorrência de uma greve que trará seguramente transtornos para os portugueses, sobretudo num…

Ler Mais
Atualidade LUGARES DE SONHO | Azenhas do Mar uma aldeia magnífica

LUGARES DE SONHO | Azenhas do Mar uma aldeia magnífica

Azenhas do Mar é uma aldeia no litoral do concelho de Sintra, freguesia de Colares. Desenvolvendo-se ao longo de uma ribeira/linha de água que corre para o Atlântico e quebra as arribas da costa, e na qual existiam azenhas (daí o nome), tem na base uma praia na qual existe uma piscina oceânica. Para além do pitoresco da paisagem natural, existem nas Azenhas várias edificações de interesse, particularmente no Estilo Português Suave, nomeadamente com azulejaria nas fachadas, como é…

Ler Mais
Atualidade Cap Magellan regressa às fronteiras nacionais com ‘Sécur’Eté 2019: Verão em Portugal’

Cap Magellan regressa às fronteiras nacionais com ‘Sécur’Eté 2019: Verão em Portugal’

A associação Cap Magellan, que reúne lusodescendentes e lusófonos em França, volta a marcar presença nas fronteiras entre Portugal e Espanha, numa campanha de prevenção rodoviária junto dos condutores que chegam a Portugal para as férias de verão. As ações são dinamizadas no âmbito da campanha ‘Sécur’Eté 2019: Verão em Portugal’ desenvolvida anualmente desde 2003.…

Ler Mais
Atualidade Aljubarrota Medieval de 10 a 14 de agosto

Aljubarrota Medieval de 10 a 14 de agosto

Aljubarrota Medieval, evento que relembra a histórica batalha de Aljubarrota, vai decorrer naquela vila do concelho de Alcobaça entre os dias 10 e 14 de agosto. A reconstituição histórica recorda a batalha ocorrida há 634 anos, em 14 de agosto de 1385, quando os exércitos de Castela, compostos por 30.000 homens, foram derrotados nos campos…

Ler Mais
Atualidade Açores associam-se a projeto internacional sobre mercados agrícolas e artesanais

Açores associam-se a projeto internacional sobre mercados agrícolas e artesanais

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas dos Açores celebrou um acordo com entidades da Madeira, das Canárias e do Senegal para execução do projeto “Mercamarkt” que visa melhorar a competitividade dos mercados agrícolas e artesanais, foi anunciado. Segundo uma nota do Gabinete de Apoio à Comunicação Social do Governo dos Açores, entre as atividades…

Ler Mais
Atualidade Madeira continua a acolher emigrantes da Venezuela

Madeira continua a acolher emigrantes da Venezuela

O Governo Regional da Madeira vai continuar a acolher “sem qualquer discriminação, problema ou obstáculo” os emigrantes da Venezuela, afirmou hoje o chefe do executivo, Miguel Albuquerque, indicando que já regressaram mais de 8.000 pessoas desde 2016. “Da parte do meu governo, continuaremos a tudo fazer para que os nossos conterrâneos que têm regressado da…

Ler Mais
Atualidade Pescadores de sardinha criticam ambientalistas por estarem desajustados da realidade

Pescadores de sardinha criticam ambientalistas por estarem desajustados da realidade

O setor da sardinha criticou hoje um conjunto de organizações ambientais de terem uma visão desajustada da realidade ao pedirem um plano de recuperação para a espécie, quando este já existe e a pesca caminha para a sustentabilidade. A posição pública da Plataforma das Organizações Não Governamentais da Pesca (PONG Pesca) “é totalmente desajustada da…

Ler Mais
Atualidade “Museu à Noite” debate voluntariado em Pinhel

“Museu à Noite” debate voluntariado em Pinhel

O projeto “Museu à Noite”, promovido pela Câmara Municipal de Pinhel, vai debater, na quinta-feira, o tema “Voluntariado no Concelho de Pinhel – Abordagens dos Programas e Dinâmicas Associadas”. A iniciativa está agendada para as 21:00, para o Largo da Fonte Nova, na cidade de Pinhel. Segundo a autarquia, participam na iniciativa Maria da Conceição…

Ler Mais
Atualidade Fogo de Vila de Rei e Mação dominado

Fogo de Vila de Rei e Mação dominado

O incêndio que deflagrou no sábado em Vila de Rei, distrito de Castelo Branco, e que se propagou ao concelho de Mação, já em Santarém, foi hoje dominado, anunciou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). A informação foi avançada aos jornalistas pelo comandante do Agrupamento Distrital do Centro Sul, Luís Belo Costa,…

Ler Mais
Atualidade Espanha envia dois aviões que devem começar a operar hoje à tarde

Espanha envia dois aviões que devem começar a operar hoje à tarde

Dois aviões pesados anfíbios espanhóis deverão começar a operar hoje à tarde no incêndio que deflagrou em Vila de Rei, depois de Portugal ter solicitado “assistência bilateral” àquele país, anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI). “Portugal solicitou assistência bilateral a Espanha no quadro do Protocolo entre a República Portuguesa e o Reino de Espanha…

Ler Mais
Atualidade Capela de Idanha-a-Nova recebe prémio ‘International Architecture Awards’

Capela de Idanha-a-Nova recebe prémio ‘International Architecture Awards’

A Capela de Nossa Senhora de Fátima, situada em Idanha-a-Nova, no Campo Nacional de Atividades Escutistas, ganhou o prémio ‘International Architecture Awards 2019′ na categoria de edifícios religiosos, anunciou hoje o município local. O prémio ‘International Architecture Awards’ é promovido em conjunto pelo Museu de Arquitetura e Design de Chicago e pelo Centro Europeu de…

Ler Mais
Atualidade Maior túnel da Europa para ensaios de transporte de produtos alimentares está em Portugal

Maior túnel da Europa para ensaios de transporte de produtos alimentares está em Portugal

O ministro Adjunto e da Economia inaugurou o maior túnel de ensaios de transporte de produtos alimentares da Europa, situado nas instalações do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) em Castelo Branco. “Não podíamos ter uma indústria de produção de equipamentos para parques eólicos se não tivéssemos em Portugal a capacidade de engenharia e de…

Ler Mais
Atualidade UE diz estar disponível para ajudar Portugal

UE diz estar disponível para ajudar Portugal

A União Europeia (UE) está a produzir mapas satélite dos incêndios que deflagraram no sábado no distrito de Castelo Branco e que alastraram ao concelho de Mação, no distrito de Santarém, acrescentando que está disponível para prestar mais ajuda. “A pedido de Portugal estamos a produzir mapas satélite para os incêndios florestais que afetam a…

Ler Mais
Atualidade Ministro diz que eventuais problemas de abastecimento de água serão “pontuais”

Ministro diz que eventuais problemas de abastecimento de água serão “pontuais”

O ministro do Ambiente disse hoje que a atual situação de seca é “menos complexa” do que a de 2017 e se houver problemas de abastecimento público de água serão “absolutamente pontuais e em pequenas localidades”. “Relativamente ao abastecimento público, os problemas, a acontecerem, serão sempre absolutamente pontuais e em pequenas localidades”, mas “não temos…

Ler Mais
Atualidade Mais de 34 polícias frequentam curso de prevenção e combate à violência doméstica

Mais de 34 polícias frequentam curso de prevenção e combate à violência doméstica

Trinta e quatro oficiais e chefes da PSP estão a frequentar, durante duas semanas, um curso de especialização para prevenção e combate à violência doméstica, avançou hoje à agência Lusa aquela força de segurança. Segundo a Polícia de Segurança Pública, o curso pretende contribuir para um nível de especialização nas forças de segurança no âmbito…

Ler Mais
Atualidade Palavrões, gírias e outras linguagens típicas do Minho em dicionário “de barar”

Palavrões, gírias e outras linguagens típicas do Minho em dicionário “de barar”

Chama-se “Dicionário de Calão do Minho” mas, muito mais do que palavrões, são os regionalismos, gírias e outras linguagens marginais e informais daquela região e arredores que alimentam a obra agora lançada por João Carlos Brito. No total, o livro apresenta 1.700 palavras e expressões típicas do Minho e a respetiva “tradução”. “A ideia é,…

Ler Mais
Atualidade Infarmed autoriza pedido do medicamento inovador Zolgensma

Infarmed autoriza pedido do medicamento inovador Zolgensma

O Infarmed autorizou o pedido do Hospital de Santa Maria (Lisboa) para utilização do medicamento inovador (Zolgensma) no tratamento da atrofia muscular espinhal de duas crianças, informou fonte oficial daquela entidade. Segundo a mesma fonte, a autorização da Autoridade Nacional do Medicamento foi dada na passada segunda-feira. O Infarmed não identificou os doentes beneficiários do…

Ler Mais
Atualidade Litoral alentejano reduz em agosto preço dos passes nos transportes públicos

Litoral alentejano reduz em agosto preço dos passes nos transportes públicos

Os utentes dos transportes públicos no litoral alentejano vão ter acesso a novos tarifários, num valor máximo de 40 euros por mês pelo passe, a partir de agosto, informou hoje comunidade intermunicipal. Em comunicado, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) explica que as populações dos cinco municípios da região, Alcácer do Sal, Grândola, Odemira,…

Ler Mais
Atualidade Primeiro-ministro canadiano elogia “enorme contributo” de emigrantes portugueses

Primeiro-ministro canadiano elogia “enorme contributo” de emigrantes portugueses

O primeiro-ministro canadiano destacou “o importante papel e enorme contributo” da comunidade portuguesa na construção do Canadá. “Reconhecemos que a onda de imigração de portugueses que chegaram aqui inicialmente nas décadas de 60 e 70 construiram esta cidade (Toronto) e este país”, afirmou Justin Trudeau, numa entrevista no domingo no canal canadiano multicultural Omni Television,…

Ler Mais
Atualidade Militares portugueses garantem água potável a 1500 moçambicanos

Militares portugueses garantem água potável a 1500 moçambicanos

Militares portugueses presentes em Moçambique garantiram desde ontem e ao longo de quatro meses, o abastecimento de água potável a 300 famílias. A medida abrange cerca de 1.500 pessoas no Bairro 25 de setembro, informou hoje o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA). Segundo um comunicado divulgado pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), “o primeiro-sargento Almeida…

Ler Mais
Atualidade Universidade do Algarve incentiva população a registar espécies marinhas invasoras

Universidade do Algarve incentiva população a registar espécies marinhas invasoras

Novas espécies marinhas estão a surgir nas águas portuguesas e os biólogos querem incentivar os cidadãos a localizar e registar numa plataforma digital os avistamentos das invasoras, referiu um investigador da Universidade do Algarve. João Encarnação, coordenador do projeto Novas Espécies Marinhas do Algarve (NEMAlgarve) do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve,…

Ler Mais
Atualidade Juíza Anabela Cabral Ferreira nova inspetora-geral da Administração Interna

Juíza Anabela Cabral Ferreira nova inspetora-geral da Administração Interna

A juíza desembargadora Anabela Leitão Cabral Ferreira foi designada pelo Governo para exercer o cargo de inspetora-geral da Administração Interna (IGAI), foi hoje anunciado. Numa nota, o Ministério da Administração Interna (MAI) refere que Anabela Leitão Cabral Ferreira, que exercia até agora funções na secção criminal como juíza desembargadora no Tribunal da Relação de Lisboa,…

Ler Mais
Atualidade Palácio do Marquês de Pombal em Oeiras

Palácio do Marquês de Pombal em Oeiras

Até há algum tempo atrás, o Palácio do Marquês de Pombal, outrora propriedade de Sebastião José de Carvalho e Melo, secretário de Estado do Rei D. José, podia ser visitado apenas ocasionalmente e mediante inscrição prévia. Imponente exemplo da casa senhorial portuguesa do séc. XVIII, o palácio é uma construção nos estilos barroco e rococó,…

Ler Mais
Atualidade Governo quer mais sete mil vagas em creches

Governo quer mais sete mil vagas em creches

O primeiro-ministro afirmou que, nas próximas semanas, o Governo vai lançar um programa para criar mais sete mil vagas em creches, com o objetivo de aumentar a capacidade de resposta sobretudo nas áreas metropolitanas. António Costa anunciou este passo do seu Governo no final de uma cerimónia, em São Bento, em que o Estado assinou…

Ler Mais
Atualidade 89 arguidos do denominado processo “hells Angels”

89 arguidos do denominado processo “hells Angels”

O Ministério Público acusou 89 arguidos do denominado processo “hells Angels” por associação criminosa, tentativa de homicídio qualificado, ofensa à integridade física, extorsão, roubo, tráfico de droga e detenção de armas e munições entre outros crimes. Numa nota emitida pela Procuradoria-Geral da República é referido que foi deduzida acusação contra 89 arguidos pertencentes à organização…

Ler Mais
Atualidade Observatório aponta falta de investimento na saúde mental e quer mais psicólogos no SNS

Observatório aponta falta de investimento na saúde mental e quer mais psicólogos no SNS

Portugal continua com atraso no acompanhamento da doença mental e nunca houve compromisso político sério para investir na área da saúde mental, conclui o Relatório da Primavera 2019, recomendando a contratação de mais psicólogos para o SNS. “O sistema de saúde mental em Portugal sempre esteve em atraso em comparação com a evolução da psiquiatria…

Ler Mais